CMEI Baronesa de Sauipe realiza mostra de arte

21 de set de 2015 - Jornalismo

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Baronesa de Sauipe, localizado na Cidade Baixa, imergiram na história da arte moderna brasileira e conheceram um pouco do movimento que revolucionou a arte plástica nacional através da VI Mostra de Arte, realizada com base na experiência do Projeto Pintando e Encantando com Artistas Brasileiros.

Durante a mostra, aberta à comunidade, alunos e seus familiares foram apresentados a pintores consagrados como Tarsila do Amaral, autora da importante obra modernista Abaporu; Candido Portinari, autor de O Lavrador de Café, obra que retrata o esforço do brasileiro na lide diária das lavouras de café que impulsionaram a economia nacional durante décadas. Também foram apresentados a Aldemir Martins, autor de O Cangaceiro e ao ceramista e artista plástico Antônio Poteiro. Além disso, a mostra trouxe um pouco da obra de Gustavo Rosa e Cipriano Souza, também artistas de renome que deram grande contribuição para o fortalecimento das artes no Brasil e levaram seus talentos para fora do território nacional.

O objetivo da atividade, conforme Plautila Souza Neves – gestora da unidade, é oportunizar aos alunos o contato com as obras e, ao mesmo tempo, incentivar o talento artístico em cada criança. “A intenção é despertar nas crianças o sentimento de apreciação do belo, da arte. Além disso, queremos mostrar para eles que é possível à todos desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades de cunho artístico. Basta criatividade e interesse”, afirmou. O Centro Municipal funciona nos dois turnos e atende a quase 200 alunos no segmento de Pré-Escola.