CMEI incentiva intercâmbio com Itália e Argentina

22 de mar de 2009 - dev

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos promoveu o Relato de Experiência Cultura da Infância: Intercâmbio de Olhares, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, no dia 20 de março (sexta-feira). O objetivo do encontro foi possibilitar a socialização dos conhecimentos adquiridos pelas professoras Nanci Fetal e Luciana Balbino em visita à Itália, onde tiveram acesso à metodologia utilizada nas escolas públicas da cidade de Reggio Emilia.

Durante o evento também foi apresentado aos professores, estudantes, coordenadores e gestores presentes o projeto sobre cultura afro elaborado pelo CMEI, que será exposto no mês de abril, na 5ª Bienal de Arte Têxtil, em Buenos Aires (Argentina). De acordo com a diretora, Patrícia Barral, “essa ação é muito importante, pois é através do diálogo e troca de experiências que se pode buscar uma educação de qualidade”.

Ainda de acordo com Barral, desde que a unidade foi fundada, em 2003, há discussões sobre “o que é possível fazer para tornar as crianças de Salvador verdadeiramente felizes e como oferecer um ensino de alto nível”. “Sempre contamos com o apoio da SMEC para promover atividades que desvendem os mistérios da infância como saber escutar, respeitar e entender nossos alunos”, afirma.

Para as professoras Nanci Fetal e Luciana Balbino, o encontro foi muito proveitoso porque salientou a importância de colocar em prática as diretrizes da Educação Infantil e também de avaliar um modelo de educação integral e integrada. “Ficamos muito felizes com a oportunidade que a Secretaria nos concedeu de dialogar com os profissionais da Itália. Agora temos a responsabilidade de passar tudo o que aprendemos aos nossos colegas”, finalizou Balbino.