CMEI Nossa Sra. das Graças encerra o projeto Vinícius para Crianças

18 de nov de 2013 - dev

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora das Graças, no Bonfim, realiza nesta sexta-feira (22) a Mostra Pedagógica e o Sarau de Poesias. A atividade encerra o projeto Vinícius para Crianças, em comemoração ao centenário de Vinícius de Moraes.

O projeto constituiu-se de três diferentes etapas, porém articuladas entre si. Na primeira etapa, denominada “Os Bichos de Vinícius” foi desenvolvido um estudo de investigação a partir da escolha de animais mencionados na obra “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Após o processo de escolha, cada turma/grupo pesquisou acerca de um animal, considerando características, habitat, reprodução, alimentação e outros aspectos, partindo inicialmente da poesia de Vinícius que faz referência a este animal.

Na segunda etapa, denominada “Conhecendo Tio Vinícius” foi oportunizado às crianças o conhecimento do perfil biográfico de Vinícius por meio da mostra de imagens, vídeos e exposições dialógicas, dentre outras atividades. Na terceira e última etapa, denominada “A Poesia de Vinícius”, possibilitamos o contato das crianças com as poesias de Vinícius voltadas para o público infantil, gênero este pouco vivenciado pelos pequenos em suas realidades.

O Projeto Vinícius para Crianças forneceu aos pequenos o contato com diferentes situações, atividades e propostas, todas estas norteadas pela ludicidade com ênfase na formação efetiva dos alunos nas diversas áreas do desenvolvimento infantil. Todo o processo de construção durou três meses, possibilitando as produções de desenhos; gravuras, colagens, dobraduras, esculturas, pinturas, além de apresentações orais, teatrais e coreografadas.