CMEI União da Boca do Rio comemora Dia da África

25 de maio de 2009 - dev

Hoje (25 de maio) é comemorado o Dia da África. Para lembrar a data os alunos do Centro Municipal e Educação Infantil (CMEI) União da Boca do Rio realizam atividades com foco na diversidade e a multiculturalidade do continente. Entre as tarefas desenvolvidas em salas de aula, as crianças assistirão o vídeo Kiricu e a Feiticeira.

Para a gestora Cristiane Meneses, esta é uma oportunidade de desfazer o mito de que para ser herói precisa ser grande e ter poderes especiais. “O filme mostra que basta ter coragem, valorizar as nossas tradições e lutar pelo bem de todos da nossa comunidade”, explica.

Na rotina pedagógica da semana os alunos desenvolveram atividades que mostram e explicam a extensão territorial, os dialetos, as religiões e outras tradições culturais da África. “Foram produzidos murais que retratam o povo africano”, conta Meneses.

Além disso, os professores irão trabalhar com os contos A Semente que veio da África, As Tranças de Bintou e Menina Bonita do Laço de Fita. Os instrutores do grupo Educapoeira também irão desenvolver atividades na escola, mostrando que a identidade do povo brasileiro está diretamente ligada à história africana.

Outra escola que não deixou passar em branco o Dia da África foi a São José, que reuniu todas as turmas da unidade para contar histórias e mitos africanos. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de discutir e fazer apresentações musicais sobre o tema, associando as mensagens com a vida cotidiana da comunidade local. O objetivo é resgatar os valores sociais e familiares que os costumes africanos transmitem.