COM O DIPLOMA NAS MÂOS

19 de dez de 2005 - dev

Com o diploma nas mãos!

Oitocentos e trinta alunos do Telecurso 2000 se formam
com festa em Salvador

Data: 20 de dezembro
Horário: 19h
Local: Hotel Fiesta – Av. Antonio Carlos Magalhães, nº 711

Para 830 pessoas, o que era um sonho distante agora está prestes a se realizar: no dia 20 de dezembro eles vão receber o tão esperado diploma do ensino fundamental. No Centro de Convenções do Hotel Fiesta, às 19h, uma formatura vai garantir a todos não só um diploma, mas também mais oportunidades de conquistar melhores chances no mercado de trabalho. Desde março de 2004, eles freqüentaram as aulas do Telecurso 2000 em 93 telessalas instaladas em 55 escolas da rede municipal de ensino.

Estarão presentes na cerimônia de formatura o prefeito de Salvador, João Henrique de Barradas Carneiro; a secretária municipal da Educação, Maria Olívia Santana; o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, e a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães.

Os depoimentos de alunos do Telecurso 2000 dão a dimensão exata do significado da conquista na vida dessas pessoas. “O Telecurso foi e continuará sendo muito importante na minha vida, porque aprendi muitas coisas boas e novas. Ele veio para ficar. Só não aprende quem realmente não quer estudar” , diz a aluna Ieda Santos de Santana, da Escola Municipal de Pau Miúdo. Para Idalina Ramos de Oliveira, da Escola Municipal Hildete Bahia, o sentimento é igual e despertou nela a vontade de escrever um poema: “O Telecurso me inspira, me faz viver/sem medo das lutas, sem nada temer/Sigo confiante, não temo nenhum instante/Porque sei que o meu futuro será sempre brilhante/Idade não importa!/porque a inteligência é sempre a porta que conduz uma vida morta/a lutar, vencer e viver!/Obrigada!”.

Com o objetivo de proporcionar à população baiana uma nova oportunidade de estudar e concluir a educação básica, o projeto – uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Fundação Roberto Marinho – instalou telessalas do Telecurso 2000 na rede municipal de ensino. No dia 20 de dezembro vai acontecer a oitava formatura desta iniciativa que já formou, desde 2000, 9.510 alunos, dos ensinos fundamental e médio.

O Telecurso 2000

Criado em 1995 pela Fundação Roberto Marinho e pela Fiesp, o Telecurso 2000 é uma metodologia educacional que oferece os conteúdos dos ensinos fundamental e médio utilizando multimeios com a finalidade de oferecer uma nova oportunidade de concluir os estudos básicos para todos aqueles que, por algum motivo, não puderam fazê-lo no tempo adequado.

A metodologia utiliza os conhecimentos que o aluno já possui para incorporar novos e também habilidades que podem ser imediatamente transferidos para o contexto da vida social e da sua formação pessoal. Desse modo é possível promover a aceleração da aprendizagem e desenvolver os conteúdos do programa do curso, bem como as habilidades básicas, as questões de cidadania e a capacidade empreendedora de cada um.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal da Educação e Cultura
(71) 8823-6650