Começa a campanha Natal Sem Fome

30 de out de 2008 - dev

A Praça Municipal recebeu cerca de 600 pessoas que prestigiaram o lançamento nacional da campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, nesta quarta-feira (29). Em Salvador, a ação é realizada através da Ong Ação da Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e Fundação Gregório de Matos.

Durante todo o dia, o evento ofereceu uma programação intensa com dança, teatro, artes plásticas, grupos afros, rodas de capoeira, grafitagem, além de apresentações da Fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos e a peça da Escola Nova do Bairro da Paz. O público também pôde assistir aos shows de artistas consagrados como Armandinho, Gerônimo, Luiz Caldas e a banda Ilê Aiyê.

O Natal Sem Fome foi criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com o objetivo de unir a sociedade no combate à fome. De acordo com os organizadores, já foram doadas cerca de 36 mil toneladas de alimentos, beneficiando mais de 18 milhões de pessoas. Em 2006 a campanha recebeu o nome “Natal Sem Fome dos Sonhos”, modificando sua atuação. Desde então, passou a arrecadar livros e brinquedos ao invés de alimentos.

Para o secretário Municipal de Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, a mudança traz grandes benefícios para o Brasil. “A campanha visa agora suprir a população de conhecimento e diversão, alimentando sonhos e esperança, ingredientes principais para dar aos cidadãos brasileiros um estímulo para buscarem uma realidade melhor para si, para o país e para o mundo”, afirmou.

Os livros arrecadados serão doados a instituições sociais de bairros carentes para a criação de bibliotecas comunitárias. Já os brinquedos serão doados às crianças que se encontram em situações de pobreza, onde atuam os comitês da Ong e das organizações parceiras.