Começa a III Conferência Municipal de Cultura de Salvador

21 de out de 2009 - dev

A III Conferência Municipal de Cultura de Salvador, realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi aberta hoje (21) pela manhã. O evento acontece hoje e amanhã, no Hotel da Bahia, no Campo Grande, e tem como objetivo coletar subsídios para a II Conferência Nacional de Cultura programada para Brasília, entre os dias 11 e 14 de março de 2010.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, participou da mesa de abertura do evento. “Salvador é uma capital que respira cultura, por isso, é de fundamental importância reunir a sociedade, as ONGs, artistas, produtores, e todos os seguimentos envolvidos para buscarmos propostas firmes e concretas, que sejam transformadas em mais investimento, mais recursos e desenvolver ainda mais a cultura de Salvador”, disse.

O presidente da FGM, Antônio Lins, também deu as boas vindas para os participantes do evento. “Acredito que esse encontro será um divisor de águas para a cultura de Salvador, que o saldo seja quantitativo e que possamos elaborar políticas públicas para a cultura de Salvador”, ressaltou.

A conferência tem como tema central “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” e visa discutir a cultura do Município, propor estratégias para o fortalecimento da cultura, além de promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores e demais protagonistas da cultura.

Serão discutidos e analisados cinco temas (eixos) apresentados por profissionais conceituados. São eles: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Durante o evento serão eleitos delegados municipais para a Conferência Territorial.