Começa a III Conferência Municipal do Esporte e Lazer

10 de abr de 2010 - dev

Em clima de alegria, entusiasmo e preparaçao para receber os dois maiores eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mais de 200 pessoas participaram da abertura da III Conferência Municipal do Esporte e Lazer de Salvador, hoje (10) pela manhã, no auditório da Unirb, em Patamares.

Uma mesa solene – formada pelo secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, pela coordenadora geral da III Conferência Nacional do Esporte, Cássia Damiani, representante do Ministério do Esporte, da presidente da comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereadora Olívia Santana, o vereador Téo Senna, membro da comissão da CMS, dos coordenadores de Esporte do município, Edmilson Machado Pombinho, e do estado, Marcos Pimenel, além de representantes de universidades públicas e particulares – abriu as discussões e deu as boas vindas aos participantes.

“Espero que, durante esses dois dias de discussão, possamos trazer reflexos positivos e significativos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte, seja no ambito educacional, de rendimento ou de lazer. E, diante da importância desse evento, tenho que ressaltar que tão gratificante quanto assistir grandes conquistas, é trabalhar pela evolução do esporte, que é instrumento de inclusão e tranformação social”, disse Carlos Soares.

O vereador Téo Senna ressaltou a importância do evento para a democratização das decisões do esporte no município. “Vejo aqui representantes da liga de Cajazeiras e de federações esportivas, de faculdades públicas e particulares, de políticos a professores de Educação Física. Essa pluralidade só traz benefícios e enriquece essa discussão”, reforçou.

Após a abertura oficial, a coordenadora geral da III Conferência Nacional do Esporte, Cássia Damiani, ressaltou as conquistas das organizações na pré-conferência e do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, considerado necessário para unificar a ação dos envolvidos no desenvolvimento do esporte e do lazer em todo o país.

Para Damiani, é preciso promover uma política sustentável, “ver o esporte como negócio para desenvolver localmente, pois precisamos melhorar as vias de acesso, o fluxo de trabalhadores. Precisamos valorizar e formar os trabalhadores do esporte” para, com isso, conseguir fomentar uma política pública que vise a qualidade e a acessibilidade das pessoas às atividades esportivas.

Além disso, ela ressaltou a importância do desenvolvimento de um novo sistema para que em 10 anos se criem Secretarias de Esportes, atingindo 1300 municípios. “Nós queremos que o Brasil seja potência olímpica, potência paraolímpica. Queremos, acima de tudo, ser potência esportiva”, finalizou.

Em seguida, o representante das universidades particulares, Lauro Gurgel, fez a leitura do regimento, que contém “propostas” que serão levadas á Conferência Estadual e que sejam realizadas no prazo de 10 anos. As atividades do primeiro dia da conferência foram encerradas no final da tarde e serão retomadas amanhã (11), a partir das 8h30.

CONFERÊNCIA NACIONAL – A conferência municipal está inserida no processo da III Conferência Nacional do Esporte, que acontece de 3 a 6 de junho, em Brasília, e que tem como tema ‘Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 Pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais’.

O objetivo principal da Conferência Nacional é elaborar o Plano Decenal de Esporte, estabelecendo linhas estratégicas, ações, metas, responsáveis e prazos para o desenvolvimento do esporte no país nos próximos 10 anos.

A III Conferência Municipal do Esporte e Lazer, que é presidida pelo secretário Carlos Soares, também tem como propósito a criação de estratégias para o desenvolvimento do esporte e do lazer no município com o estabelecimento de um fórum permanente.

Além dos dois objetivos e de todas as ações decorrentes, o evento figura o interesse do município em promover a participação popular, construindo e fortalecendo os espaços de diálogo entre Gestores e Sociedade.

Segue a programação da plenária final da conferência, que será realizada amanhã, no auditório da Unirb.

8h30 – Socialização dos grupos de trabalho (debate, apresentação de emendas e aprovação da proposta de ações);
10h30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual do Esporte;
12h – Encerramento
12h30 – Almoço: Confraternização