Começa Censo Escolar 2008

23 de abr de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) dá início ao Censo Anual nas escolas da rede de ensino de Salvador, de acordo com decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo do trabalho é fazer um diagnóstico detalhado da educação em cada município para formulação de políticas e distribuição de recursos públicos e determinação dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

A exatidão das informações fornecidas pela diretoria das unidades de ensino é de grande importância, pois será através delas que o Governo Federal realizará o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

Entre os itens observados durante o Censo, para determinação do IDEB, estão freqüência dos alunos, índice de repetência e evasão escolar. A novidade do Censo 2008 é a coleta de informações sobre o professor, como graduação, pós-graduação, cursos, disciplinas que leciona, enfim, sua formação e movimentação dentro da instituição municipal de ensino em que atua, que serão utilizadas para definição de políticas de formação continuada aos profissionais da educação.

No próximo dia 25 (sexta-feira), a equipe da Assessoria Técnica (ASTEC) da SMEC juntamente com a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) promove reunião com os integrantes do Fórum de Diretores e coordenadores regionais para apresentação do Censo Escolar 2008. A Secretaria visa neste primeiro momento destacar o importante papel de cada dirigente no processo de atualização de dados da escola para alcançar um resultado condizente com a realidade do município e assim garantir o recebimento de recursos federais que possam suprir as necessidades do ensino de Salvador.

Mais dois encontros com diretores, divididos por coordenadorias regionais (CRE), acontecerão antes da realização do Censo 2008 nas escolas: de 28 a 30 de abril e 19 a 21 de maio. A SMEC deve ter concluído todo o processo até o envio das informações ao Governo Federal até o dia 30 de agosto.