Começa maratona de inaugurações das Salas de Leitura

09 de set de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) já começou a inaugurar as dez Salas de Leitura que vão ser entregues até a próxima semana. Hoje (09) o Secretário da Educação, Carlos Soares, entregou duas delas. A primeira na Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, pela manhã e à tarde na Escola Padre Confa, no Costa Azul. A ação faz parte do Projeto Leitura para Todos e é uma parceria com o Instituto Oldemburg. Cada sala terá acervo diversificado com cerca de mil títulos e o espaços recebem os nomes dos escritores Adonias Filho e Dias Gomes.

A solenidade de entrega na Escola do Parque São Cristóvão foi iniciada com leitura da biografia de Adonias Filhos, que foi integralista, jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista brasileiro, além de membro da Academia Brasileira de Letras. Em seguida, os estudantes da unidade escolar cantaram o hino do Congresso Africano e o hino da cidade do Salvador.

A diretora da escola, Jacilene Santos da Silva, agradeceu pelo presente dado à escola e à comunidade e, como moradora, afirmou que esta é uma grande oportunidade para todos os moradores, inclusive seus filhos. “Esta também é uma oportunidade para vocês alunos e que deve ser aproveitada”, aconselhou a diretora. “Esse é um ótimo espaço para a difusão do conhecimento”, reforçou a professora e líder comunitária Íris Guimarães, acrescentando que a ação vai integrar a comunidade com a escola.

Além de elogiar o trabalho realizado na escola, o secretário Carlos Soares reiterou seu compromisso com a leitura, que é o foco da sua administração, citando o exemplo do Projeto Salvador Cidade das Letras. Soares também elogiou a iniciativa da Ferreira Costa por doar o acervo das Salas.

Fernanda de Souza, 12 anos, e Camila Silva, 10 anos, adoraram a novidade. “Vamos poder aprender mais, já que vamos ler e é bom que os meninos de fora também venham aprender com a gente”, incentiva a aluna Fernanda. Ao contarem quais histórias que mais gostam, Camila é enfática: “gostamos mais dos mitos africanos”. Após a entrega, houve uma apresentação de dança afro e, para encerrar, os estudantes cantaram o hino do Brasil.

Amanhã (10) será inaugura a sala da Escola Municipal Eloyna Barradas. Na sexta-feira (11) os beneficiados serão os alunos da Municipal Senhor do Bonfim; Municipal Professor Ricardo Pereira; Municipal Zulmira Torres e Municipal Abrigo Filhos do Povo. Já na segunda-feira (14) serão inauguradas as salas da Municipal de Pituaçu; Municipal Santa Terezinha do Chame Chame e Municipal Esther Félix da Silva.