Começa segunda etapa dos Jogos Estudantis

22 de out de 2008 - dev

O Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) continua movimentando os alunos da rede municipal de ensino. Na próxima terça-feira (28), começa a segunda etapa dos Jogos Estudantis Municipais, desta vez envolvendo alunos do 1º ao 5º ano.

Segundo a professora Ivone Portela, coordenadora do programa, o objetivo é despertar nos alunos o interesse pela prática desportiva e usar o esporte como ferramenta de inclusão social. “O esporte é o principal instrumento de inclusão para nossas crianças”, afirma. Além disso, ela lembrou que, “a rede municipal atende os bairros periféricos, carentes de opções de lazer, e esse tipo de atividade termina contribuindo bastante para o desenvolvimento afetivo e social de todos”.

O secretário Carlos Ribeiro Soares tem dado todo apoio para o programa e também destacou a importância do esporte para os alunos: “O esporte realmente se transformou num instrumento de inclusão e tem contribuído bastante para diminuir a evasão escolar. O trabalho desenvolvido com a realização de torneios, festivais, encontros e treinamentos, tem realmente ajudado a manter o aluno na escola”.

No dia 11 de novembro haverá a primeira Corrida Rústica envolvendo somente alunos das escolas municipais. A prova acontecerá nas imediações do Aeroclube, na Boca do Rio, e as escolas interessadas já podem fazer suas inscrições.

Outra atividade prevista para novembro é a participação das alunas de Ginástica Rítmica no Torneio Tapete Mágico, promovido pela Federação Baiana de Ginástica Rítmica. O evento será realizado no Colégio Sacramentinas, no Garcia, no dia 1º. No dia 16 de novembro, as equipes de GR participarão da primeira Copa dos Campeões, na Escola Parque.

No último dia 18 de outubro aconteceram o Festival de Jogos de Salão, no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (IMEJA), na Boca do Rio, e, na Escola Carlos Novarese, a segunda etapa do Curso de Atletismo para os professores de Educação Física da rede municipal.