Começa treinamento do Censo Escolar 2009

15 de maio de 2009 - dev

Nos próximos dias 21, 26 e 27 de maio, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) realizará o primeiro encontro do Censo Escolar 2009, com cerca de 950 diretores e funcionários das unidades de ensino que ficarão responsáveis pelo preenchimento de dados no Educacenso – sistema on line criado pelo MEC especialmente para a realização do Censo Escolar.

Neste ano, não será mais coletada a quantidade de livros didáticos devolvidos pelos alunos à escola no final do ano anterior. Outra novidade é em relação à educação especial. Para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão educacional, será necessário que seja identificado o tipo de necessidade especial, em três categorias: alunos com deficiência (cegueira, baixa visão, deficiência física, auditiva e mental), transtornos globais do desenvolvimento (autismo e síndrome de Rett) e com altas habilidades/superdotação.

A exatidão das informações fornecidas pelas unidades de ensino é de grande importância, para um diagnóstico detalhado da educação em cada município. Com os resultados, o Governo Federal formula novas políticas, reavalia a distribuição de recursos públicos e determina os coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Os números do Censo também são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Dia 21/05
9h às 12h: CRE Pirajá, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II
14h às 17h: CRE Cajazeiras, Cidade Baixa, Liberdade e Orla

Dia 26/05
14h às 17h: Escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais

Dia 27/05
14h às 17h: CRE Cabula, Centro e Itapuã