Começam aulas do Projovem

06 de abr de 2009 - dev

Começam hoje (6) as aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano em Salvador. Cerca de 2,4 mil estudantes, de 18 a 29 anos, estão matriculados para participar do programa do Governo Federal, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), que tem como objetivo a reintegração ao processo educacional dos jovens que não puderam concluir o ensino fundamental.

Os alunos terão aulas de português, matemática, ciências naturais e humanas, inglês, participação cidadã e qualificação profissional nas áreas de turismo e hotelaria, telemática, vestuário e construção e reparo. Além da oportunidade de inserção no mercado de trabalho através dos cursos de qualificação, os jovens recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100, condicionada à frequência mínima de 75% das aulas.

Segundo a coordenadora pedagógica, Valdiria Lopes, a reinclusão dos jovens no ambiente escolar visa resgatar a autoestima e oferecer uma oportunidade de desenvolvimento profissional para que, através da conquista de uma vaga no mercado de trabalho, possam também resgatar a cidadania e a dignidade.

O Projovem em Salvador já proporcionou melhorias para seus participantes. Em 2008, foram destaque o caso de Marcos Fernandes, 21 anos, primeiro participante a ser aprovado no vestibular, e de Ridan Luis Coy Assis, 22 anos, aprovado no curso de Montador de Andaimes do PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural).

De acordo com o subsecretário de Educação, Eliezer Cruz, a vitória desses jovens é uma prova de que é possível, através de programas como o Projovem, promover a reparação social. “É preciso acreditar e buscar a realização de seus sonhos. Muitas pessoas perdem oportunidades por não acreditarem. Não se dão conta de que este é o primeiro passo para todas as conquistas”, explica.