Começam os Jogos Estudantis da rede municipal

03 de jun de 2008 - dev

Os Jogos Escolares do Município serão abertos nesta quarta-feira, dia 04, com uma solenidade no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, localizado no Subúrbio de Coutos. Ao todo, a competição vai reunir mais de 12 mil alunos de 5ª à 8ª séries e serão disputadas partidas de futsal, handebol e vôlei, nas categorias masculinas e femininas A e B.

A professora Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), disse que espera repetir este ano o mesmo sucesso dos anos anteriores e destacou o apoio recebido por parte do secretário Carlos Soares, que desde que assumiu a secretaria tem apoiado todas as iniciativas da coordenação. Segundo ela, esta competição é mais uma forma de buscar inclusão social para os alunos da rede municipal. “O esporte é mais que um lazer para esses jovens da rede municipal. “Nossa proposta é educar através do esporte, formar cidadão e a prática desportiva é a nossa principal ferramenta em busca desses objetivos”.

Ivone lembrou que o crescimento do Programa de Educação Esportiva é um ponto que merece elogios na administração do prefeito João Henrique. Quando o programa foi iniciado, participaram apenas 27 escolas. Em 2006 este número aumentou para 54 e em 2007 foram 70 estabelecimentos. Quanto à participação de alunos, o salto foi ainda maior: saiu de 2.450 no primeiro ano para 16.243 no ano passado. “Isso mostra que atingimos nosso grande objetivo que é a inclusão social através do esporte, porque, além dos alunos envolvidos, tivemos 97.913 jovens participando diretamente em todas as nossas escolas”, disse Ivone toda orgulhosa.

O secretário Carlos Soares prometeu todo apoio necessário para a ampliação do programa. “Temos que continuar a usar o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Atendemos a uma comunidade carente e através da atividade esportiva podemos inclusive deslumbrar um futuro melhor para esses jovens”.

A coordenação de Educação Esportiva da SMEC nasceu com o intuito de difundir a prática da Educação Física e do desporto escolar em toda a rede municipal. Atualmente, durante o ano, acontecem duas grandes competições oficiais envolvendo alunos do município. Além disso, tem o festival de capoeira e toda a rede de ensino está praticando xadrez e outros jogos de salão, como pingue-pongue e totó. No ano passado, foram criados ainda núcleos de karatê e judô.

Este ano, a coordenação de esportes vai promover também o Festival de Capoeira das Escolas Municipais, Torneio de Xadrez, Torneio de Jogos de Salão, Festival de GRD, Festival de Ginástica Artística, Jogos Estudantis da Ilha e Desfile da Primavera.