Comemorações dos 456 anos de Salvador Enciclopédia da Cidade

04 de mar de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Ao discursar no lançamento da agenda de comemorações dos 456 anos de Salvador, realizado no dia 03 de março na reitoria da UFBa, a secretária municipal de Educação, Maria Olívia Santana, anunciou que no dia 28 de março será assinado o convênio com a Casa Via Magia para a elaboração da “Enciclopédia da Cidade”. A secretária afirmou que a enciclopédia terá duas vertentes: uma será a publicação de textos dos alunos da rede municipal acerca do seu cotidiano. A enciclopédia também contará com textos de artistas e intelectuais. A idéia é traçar um panorama da grande diversidade cultural de Salvador.

No seu discurso, a secretária alertou que esta administração trabalha cotidianamente sob a insígnia da participação popular. Nesse sentido, a agenda de comemorações dos 456 anos de Salvador é realizada em parceria por 70 instituições públicas e da sociedade civil organizada.

De acordo com a secretária, Salvador possui uma cultura singular. “Precisamos reafirmar o nosso projeto de cultura. E para tal finalidade devemos estabelecer um elo entra a academia e as manifestações artísticas populares”, frisou.

Além do prefeito e da secretária, também discursaram o reitor Naomar Almeida e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Paulo Lima, que agradeceu o empenho do prefeito João Henrique e da secretária Maria Olívia Santana para a elaboração da agenda de comemorações dos 456 anos de Salvador.