Comunicação é discutida em congresso de educação

12 de maio de 2009 - dev

Cerca de 4 mil professores da rede pública de ensino, de diversos estados do país, estão reunidos no VII Congresso Internacional de Educação, que acontece no Centro de Convenções da Bahia. O evento, que é realizado pela Editora Moderna e Fundação Santillana, aborda o tema “Educação no Contexto de Múltiplas Linguagens”. As atividades encerram às 17h.

A principal proposta do congresso é fazer com que os educadores reflitam sobre o ato de se comunicar bem e o uso de diferentes formas de linguagem no processo de ensino e aprendizado. A oralidade na sala de aula, os métodos de ensino da escrita, leitura de imagens na literatura e o uso de ferramentas da internet como suportes pedagógicos são alguns dos assuntos da programação.

O secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, elogiou a iniciativa da Editora Moderna e destacou a presença dos 400 professores da rede municipal de Salvador, no encontro. Para Soares é importante trabalhar essa temática em sala de aula para que os alunos estejam adaptados à velocidade da informação do mundo atual.

Nesta edição do congresso, um time de especialistas nacionais e internacionais estão presentes, como o professor doutor da Faculdade de Educação da USP Claudemir Belintane, que comanda o primeiro debate do encontro. O professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte (Portugal), ministra a palestra “O Valor das Palavras: Competência Comunicativa”. A profissional Eva Funari, ilustradora de livros infantis das editoras Moderna e Salamandra também é presença garantida na programação.

O congresso encerra com uma mesa redonda, que vai propor um debate sobre a importância do trabalho da imagem na educação infantil, a leitura do jornal em sala de aula e o grafite como instrumento para arte-educação. O debate conta ainda com a presença do grafiteiro José Augusto Capela, o Zezão, famoso por trabalhos educativos em áreas subterrâneas de São Paulo.