Comunidade de Cajazeira XI recebe escola totalmente reformada

11 de set de 2012 - dev

A comunidade de Cajazeira XI recebeu, na manhã desta terça-feira (11), a Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz totalmente reformada. A requalificação da unidade, que também contou com a construção de uma quadra poliesportiva, atende 370 alunos do Ensino Fundamental I e II e foi realizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

A inauguração contou com a presença do secretário João Carlos Bacelar que visitou as novas instalações e se mostrou satisfeito com a reforma. “Conseguimos requalificar a biblioteca, o laboratório de informática, rampas de acesso e banheiros para portadores de necessidades especiais, além de construir a quadra poliesportiva e a sala de vídeo”, afirma. O titular da Secult também aproveitou a ocasião para reforçar a importância de preservar os equipamentos e espaços da escola. “Esta unidade escolar foi construída em 2006 e já precisou de uma grande reforma. É necessário que os estudantes se comprometam em manter as novas instalações”, completa.

“Esta é uma escola que poderia estar esquecida por ser tão longe do centro da cidade, mas foi reestruturada graças a Bacelar, tanto fisicamente quanto pedagogicamente”, declara a gestora, Elenalda Gomes, que estava visivelmente feliz com a reforma e agradeceu o compromisso do secretário com a educação municipal.

As estudantes Deborah Caroline, Bárbara Ferreira, Jailana Santos e Taiana Alexo – que fazem parte do Projeto Meio Ambiente e estão no 9º ano – falaram sobre as novas instalações da escola e ainda fizeram uma apresentação sobre os cuidados que devem ser tomados contra a Dengue com a paródia “Vida de Mosquitéte”. “A escola está mais agradável de estudar e com mais qualidade do que antes. A importância que a Prefeitura tem dado para a comunidade nos motiva ainda mais a continuar estudando aqui na escola”, confessam Deborah e Bárbara.

“Nós pegamos a música ‘Vida de Empreguete’ e fizemos a paródia sobre o tema para prevenir a população sobre os riscos da doença”, explica Jailana. A colega Taiana fez questão de falar que “a letra da música foi feita baseada nas ações de prevenção que devemos realizar, como fechar a caixa d’água, não deixar água parada e usar repelente contra mosquito”.

Reforma

A escola possui sete salas de aula, biblioteca, sala de professor, diretoria, secretaria, refeitório, cozinha, salas de vídeo e multifuncional, quadra poliesportiva, laboratório de informática, depósitos de alimentação, material e limpeza, além de rampas de acesso e banheiros para portadores de necessidades especiais. A unidade foi contemplada com pintura geral, construção de quadra, instalações hidráulica e elétrica, casa de gás, construção dos banheiros para alunos com necessidades especiais, depósito de limpeza, troca do telhado e do muro, sala de vídeo e ainda novas janelas.