Comunidade de Mata Escura comemora reinauguração de escola

18 de ago de 2007 - dev

Cerca de 500 pessoas comemoraram, na última sexta (17), na Mata Escura, a reinauguração da Escola Municipal Maria Constança, com capacidade para 1.040 alunos, 15 salas de aula; laboratório de informática; biblioteca e quadra esportiva. Situada no Jardim Pampulha, s/n, Mata Escura, é destinada a atender alunos do CEB à 8ª série e Telecurso, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Inaugurada há 33 anos, há doze anos a escola teve a sua última grande reforma.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, entre meados da década de 90 até o final de 2004, “houve uma grande degradação da rede física escolar do sistema municipal de ensino”. Já na atual administração, foram construídas seis escolas; quatro foram reconstruídas e 26 escolas totalmente reformadas. “Mas, além da revitalização dos espaços físicos, é necessário o investimento no pedagógico”, frisou. Desde 2005, a Prefeitura já convocou 1.500 professores concursados, todos com diploma de ensino superior.

Além disso, foram ampliados de 46 para 148 o número de laboratórios de informática nas escolas. Foi iniciado ainda um processo de reforma das quadras esportivas e atualmente já existem 130 bibliotecas e salas de leitura nas escolas. A rede municipal de ensino é composta por 368 unidades escolares.

Segundo Bianca da Conceição Silva, 12 anos e aluna da 6ª série, “as condições da quadra esportiva estavam péssimas”. Questionada pela reportagem sobre quais esportes praticaria a partir de agora na aula de Educação Física, foi enfática: “Todos. Futsal, vôlei e basquete”, comemorou.

Também presente ao evento, o secretário João Cavalcanti afirmou que a reforma completa desta “escola é uma luta da comunidade de Mata Escura e da vereadora Marlene Silva, que sempre está pleiteando junto ao Executivo municipal melhorias para os habitantes da Mata Escura”, frisou.

O presidente do Conselho de Moradores da Mata Escura, José Ferreira, afirmou que a reforma completa desta unidade escolar é uma reivindicação antiga da comunidade. “Esta escola funciona irradiando cidadania. A comunidade e a escola realizam uma série de parcerias em áreas como saúde preventiva e conscientização ambiental”, frisou.

Recepcionados pela Fanfarra da Escola Maria Constança, também estavam presentes as vereadoras Aladilce Souza e Marlene Silva; o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva; o presidente do Conselho Municipal de Educação, William Góes; e o diretor da unidade escolar, Adonis Effren.