Comunidade de Pirajá ganha escola reformada

21 de dez de 2007 - dev

A Prefeitura entregou hoje (21) à comunidade de Pirajá a Escola Municipal General Labatut, após obras de reformas na instituição de ensino. O colégio, destinado a atender alunos de Educação Infantil e Ciclo de Estudos Básicos (CEB), possui 10 salas de aula, área de lazer, laboratório de informática e parque infantil.

Durante a solenidade de entrega da escola reformada, a deputada estadual e primeira-dama do município, Maria Luiza, pontuou alguns avanços da educação municipal na atual gestão. “Através do Programa Criança Viva, por exemplo, os nossos alunos que estão internados em hospitais continuam tendo aulas”, frisou.

O secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, anunciou que dentro em breve será construída na escola uma quadra poliespotiva. “E assim como já é uma realidade em diversas outras escolas da rede municipal, no próximo ano letivo também teremos aulas de Inglês e Espanhol na Escola Municipal General Labatut”, afirmou.

Durante seu discurso, a diretora da unidade escolar, Sandra de Sá Souza, ressaltou que a escola tinha sérios problemas estruturais, sanados nesta gestão. “Agora, é necessário que professores, funcionários, pais e alunos contribuam preservando a nossa escola”, afirmou.

História

A Escola Municipal General Labatut tem uma longa existência: foi fundada em 1957. Sua nomenclatura presta uma homenagem ao general Pierre Labatut, comandante da batalha pela independência da Bahia. Nascido em 1775, em Cannes (França), o general iniciou sua carreira militar no exército francês, sob o comando de Napoleão Bonaparte, onde alcançou respeito dos seus superiores.

Ele comandou a Batalha de Pirajá, com recrutas dos engenhos, mestiços e sertanejos, com tropas de baianos, pernambucanos, sergipanos, alagoanos, paraibanos e cariocas, expulsando da Praça da Bahia a tropa do general Madeira de Mello. Este processo culminou com a Independência da Bahia, em 02 de julho de 1823.