Comunidade de Santa Cruz ganha escola totalmente reformada

13 de dez de 2007 - dev

Antes mesmo de cruzar o portão da nova Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva, localizada em Santa Cruz, os alunos já se deparam com uma verdadeira aula de cultura e cidadania. O muro, uma obra de arte da grafitagem, tem pinturas e uma das figuras é um índio com um pergaminho com as seguintes inscrições: “Escreve aí, Caminha”, numa alusão a Pero Vaz de Caminha, escriba das naus portuguesas na época do descobrimento do Brasil. E o espaço interno da instituição de ensino, que tem capacidade para atender 575 crianças, passou por uma ampla reforma. Hoje, (13) cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de entrega da escola totalmente reformada à comunidade.

Ontem (12), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura entregou a 14 escolas o certificado de conclusão das obras de reforma. E na próxima semana, mais três unidades escolares totalmente reformadas serão entregues à população de Salvador. Incluindo as reformas que serão concluídas na próxima semana, desde o início de 2005 já foram construídas na rede municipal de ensino seis novas escolas; quatro foram reconstruídas e 44 totalmente reformadas.

A Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva passou por um processo de pintura de toda sua estrutura; revisão elétrica e hidráulica; aumento da segurança com a instalação de grades de proteção; iluminação e refletores novos; reforma do depósito dos gêneros alimentícios da merenda escolar; obras na cobertura e instalação de um laboratório de informática.

Atualmente, os infocentros são uma realidade em 153 escolas da rede municipal de ensino. Muitos deles, inclusive, abrem suas portas para cursos gratuitos de informática para a população que mora no entorno das escolas. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura possui um centro de Produção de Aulas Multimídia, elaboradas por programadores a partir das sugestões dos professores da rede municipal de ensino.

“A escola está bem melhor. Um dos maiores benefícios são as aulas de informática. Como há bastante espaço na escola, agora reivindicaremos junto à diretora a criação de uma horta comunitária”, afirma Maria Ivanilda Gonçalves Lima, mãe de um dos estudantes do colégio.

No seu discurso, a diretora Rosany Oliveira agradeceu ao prefeito João Henrique e ao secretário Cláudio Silva pela reforma completa da escola. “Cheguei aqui há apenas três meses e encontrei uma escola em situação precária de infra-estrutura. Tudo mudou e hoje celebramos este presente de estarmos num local propício para o exercício do ensino e do aprendizado”, frisou.

Ciente de que uma educação pública de qualidade deve agregar uma estrutura física condizente às necessidades dos alunos com um projeto pedagógico arrojado, a diretora informou que constantemente são realizadas, a partir dos livros didáticos fornecidos pela SMEC, atividades de interpretação e dramatização dos textos sobre Cultura Afro-brasileira e Africana. Em 2005, Salvador tornou-se a primeira capital do país a universalizar na rede municipal o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Africana, conforme determina a Lei Federal 10.639/03.

Segundo o secretário Cláudio Silva, além da reforma completa da escola, através do Programa Cidade Bonita a área no entorno do colégio foi asfaltada e iluminada. “Agora peço aos alunos que conservem este equipamento público. Afinal, esta escola é de vocês e precisamos cuidar sempre da casa da gente”, declarou.

Já o prefeito João Henrique listou alguns avanços da educação pública municipal nos últimos anos, dentre eles a Matrícula Informatizada Social, implantada em 2006. Atualmente, todas as escolas da rede municipal de ensino são postos de matrícula on line. “Antes, as pessoas passavam as madrugadas nas filas para matricular seus filhos. Hoje, com a matrícula informatizada, os responsáveis podem inscrever seus filhos em um tempo médio de quinze minutos”, afirmou.