Comunidade realiza ocupação educativa no Rio Vermelho neste domingo

20 de nov de 2013 - dev

Sustentabilidade será mote do II Festival Bairro-Escola Rio Vermelho, que terá desfiles escolares, apresentações artísticas, oficinas e feira de artesanato

A sustentabilidade será o principal mote do II Festival Bairro-Escola Rio Vermelho, que será realizado no dia 24 de novembro, domingo, das 9h ao meio-dia, na Praça Monsenhor Antônio da Rocha Vieira (Praça Pôr do Sol), no Rio Vermelho.

Feira de artesanato, oficinas, apresentações artísticas, desfiles e leituras fazem parte da programação. Todas as atividades são gratuitas e foram elaboradas pela comunidade local e por escolas do bairro.

O evento será aberto ao público e volta-se para crianças, adolescentes, jovens e famílias. A Prefeitura de Salvador apoia o evento. O fluxo de veículos será interrompido na região e parte das ruas próximas à praça estarão abertas para pedestres durante a manhã.

Um dos destaques da programação é o desfile de estudantes pelas ruas do bairro, que terá a participação de crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (APADA), do Colégio Estadual Alfredo Magalhães e da Escola Cresça e Apareça. O desfile fará uma crítica ao consumismo e terá como temas os festejos natalinos e a sustentabilidade.

A Escola Municipal Ana Nery levará para a praça apresentações de dança afro e de percussão. Os alunos da escola também farão uma sessão de leitura de poesias escritas por eles mesmos e reunidas no livro Minha turma vai ler e escrever. O público está convidado a experimentar o Tapete da Leitura, um espaço destinado a esta atividade.

Adultos e idosos interessados em costura poderão participar das oficinas de fuxico, oferecida pelo Ateliê M´Artes, e de bordado, realizada por Tarsila Ferreira, do La Abuela. Sessões gratuitas de reiki (técnica de massagem terapêutica) também serão oferecidas.

Entre as atrações, Cyda Lyyma, artista e moradora do bairro, apresentará o projeto Tudo Se Transforma, que reúne canções com o tema da sustentabilidade. Grupos de capoeira e hip-hop do bairro também subirão ao palco do evento.

Bairro-Escola Rio Vermelho

O Bairro-Escola Rio Vermelho é uma iniciativa de articulação comunitária que busca melhorar a qualidade da educação de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações que aproximem escolas e comunidade.
Sua atuação é pela implementação da Educação Integral na rede pública de ensino.

O principal eixo de ação do Bairro-Escola Rio Vermelho é a exploração do potencial educativo dos territórios de que as escolas fazem parte, de forma a tornar a comunidade cada vez mais responsável pela formação de educação de seus integrantes.