Concurso Bebê Show proporciona tarde de interação família e escola no CMEI Abdias Nascimento

29 de ago de 2018 - Jornalismo

A tarde desta quarta-feira (29) foi de muita interação entre os pais e os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias Nascimento, localizado no bairro de Valéria, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A ação fez parte da programação da Semana do Bebê 2018, celebrada na capital baiana entre os dias 24 e 31 de agosto, que tem como tema o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura e o Unicef e, neste ano, tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises, e quebrar o ciclo de pobreza.

O concurso Bebê Show está sendo realizado nos CMEIs da rede municipal que atendem crianças dos grupos 0 e 1. Para eleger a criança vencedora, foram considerados os seguintes critérios: frequência do aluno, atualização da caderneta de vacinação e menor idade, como explica a gestora da unidade de ensino, Juciane Moura. “Esses servem como incentivo para que a família se dedique cada vez mais a observar esses pontos tão importantes no desenvolvimento das crianças. Além disso, conseguimos abraçar a família, já que nosso CMEI é de tempo integral e os pais, no dia a dia, acabam não tendo oportunidade de participar da rotina dos filhos. Através de atividades como esta, os pais podem vivenciar um pouco das nossas atividades, perceber, de fato, como eles são cuidados, além de receber informações de suma importância, valorizando esse espaço social que é a escola”, pontua.

No início da ação, os responsáveis pelos dezesseis alunos do grupo 1 da unidade de ensino, foram orientados sobre a importância do aleitamento materno e da vacinação, através da equipe médica do Posto de Saúde Recanto da Lagoa 2. De acordo com a enfermeira Kelly Moraes, o concurso foi mais uma oportunidade de orientar a comunidade. “Estamos sempre presentes aqui no CMEI, principalmente no início e no final do ano para conferir a caderneta de vacinação dos alunos e, em caso de desatualização, falar sobre a importância de aplicar a vacina pendente. Assim, conseguimos fazer com que a família também compreenda a importância de todos os membros se vacinarem, independente da idade, para assim garantirmos um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças”, detalha.

Após a roda de conversa, os pais foram até a sala do grupo 1, onde os alunos já estavam esperando por eles. Após os beijos e abraços, as crianças cantaram as músicas que antecedem a hora da ultima alimentação no CMEI. Somente depois disso, a diretora Juciane Moura divulgou o resultado do Concurso Bebê Show e o aluno com melhor desempenho foi Guilherme Santos, que levou pra casa um kit completo de higiene pessoal, doado pela Smed, comporto por fralda, lenços umedecidos, colônia, escova de dente, shampoo, condicionador, sabonete, repelente, dentre outros. A mãe dele, Nildes Santos, comemorou a conquista. “A gente fica feliz em saber que o nosso esforço e dedicação estão sendo reconhecidos. Olha como ele está todo feliz, vendo as coisinhas dele”, celebra.

Apesar de Guilherme ter sido o ganhador, nenhum aluno saiu de mãos abanando. Todos receberam kits feitos pela direção da unidade de ensino e doados pelo posto de saúde, contendo fralda, lenço, shampoo , repelente e creme dental. Toda a ação foi aprovada pela comunidade. “Pra mim foi superimportante. Saí do trabalho correndo e vim participar da atividade, pra meu filho sentir que nós estamos presentes na vida dele. Aprendi muita coisa que tinha duvidas, principalmente sobre a vacinação”, destaca Josileide Cruz, mãe de mateus, que compareceu à ação ao lado do marido, Mário Sergio Oliveira, que também enalteceu a iniciativa. “Achei importante para contribuir para a educação do nosso filho. Amei a oportunidade de estar aqui e pretendo vir mais vezes”.