Concurso de redação do Projeto Eleitor do Futuro mobiliza alunos da rede municipal

22 de ago de 2016 - Jornalismo

Alunos do Ensino Fundamental II de 27 escolas da rede municipal de ensino de Salvador vão participar do IV Concurso de Redação, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, responsável pelo Projeto “Eleitor do Futuro”, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). O objetivo da iniciativa é contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos, por meio do estímulo à reflexão sobre a importância do processo democrático na vida das pessoas.

O tema a ser desenvolvido em texto dissertativo é: “Voto consciente para a construção de uma sociedade ética”. As redações deverão ser feitas em sala de aula, sob a supervisão do professor; ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas; ser manuscrita, com caneta esferográfica azul ou preta, em papel branco e no cabeçalho da redação deverá constar a identificação da escola e do aluno, incluindo o ano escolar, a idade do estudante, parente responsável, o nome e contato do professor que acompanhou o projeto na escola.

Caberá às escolas da rede municipal de ensino a divulgação do concurso entre os alunos, estimulando a sua participação; análise e correção do conteúdo das redações; escolha de 03 (três) redações, que serão encaminhadas para a Gerência Regional de Educação (GRE) competente e solicitar a autorização dos responsáveis pelos autores das redações selecionadas, para que o Tribunal Regional Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral e a Diretoria Pedagógica/SMED possam utilizar os trabalhos e as imagens em publicações, materiais e em seus sítios eletrônicos.

Para ter acesso a lista de escolas participantes e ao regulamento do concurso clique aqui. Mais informações pelos telefones 2202-3030/3065/3066/3078.

Confira o cronograma:

Até 17/10/2016 1ª Etapa: Seleção das três melhores redações pelas escolas, que deverão ser encaminhadas para a respectiva GRE.
18 a 21/10/2016 Entrega das três redações selecionadas pela escola à GRE.

 

Até 31/10/2016

 

2ª Etapa: Escolha, pelas GREs, das três melhores redações e posterior entrega à DIPE/SMED, que as encaminhará para a EJE-BA.
01 a 07/11/2016

 

Entrega das três redações selecionadas pela GRE à DIPE/SMED.

 

Até 11/11/2016 Entrega, pela DIPE/SMED, das redações selecionadas pelas GREs à EJE-BA.

 

Até 25/11/2016 3ª Etapa: Seleção das três melhores redações pela comissão formada pela EJE-BA.

 

Até 28/11/2016 Publicação do resultado do IV Concurso de Redação nos sites eletrônicos da EJE-BA e SMED.

 

30/11/2016 Cerimônia de Premiação no Auditório do TRE.