Concurso de redação sobre corrupção mobiliza alunos

28 de jul de 2014 - dev

Com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre o valor da honestidade e da transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) lança o concurso de Redação “O que você tem a ver com a Corrupção?”. O regulamento do concurso, fruto da parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi publicado no dia 18 de julho, no link documentos do site da SMED (educação.salvador.ba.gov.br).

O concurso é voltado para os alunos do 8° e 9º ano das 49 escolas que ofertam este segmento escolar na rede municipal de ensino. A partir do incentivo e orientação dos professores, os alunos irão produzir em sala de aula textos de opinião sobre o tema. Os professores também serão responsáveis para escolher o melhor texto de cada turma e encaminhar à direção da escola, que por sua vez deverá constituir uma Comissão Julgadora para escolher as melhores redações para representá-la, sendo, preferencialmente uma para cada ano de escolarização.

Uma Comissão Julgadora formada por representantes da SMED e do MP-BA analisará as redações, selecionando as três redações vencedoras, classificando-as em primeiro, segundo e terceiro lugar. O prazo final para entrega dos textos dos estudantes para os professores é no dia 03 de setembro. A redação vencedora será publicada em jornal impresso de grande circulação.

Lançada em 2012, a campanha nacional foca na transformação pela educação e na conscientização das crianças e jovens como caminho para um Brasil mais justo e mais sério. Para isso, as atividades mostram, a partir das condutas diárias, às novas gerações exemplos de que ser ético vale a pena e que uma das principais armas para mudar a realidade do país é a educação.