Concurso de redação sobre sustentabilidade mobiliza 17 mil alunos

04 de abr de 2014 - dev

“Pequenas ideias, grandes mudanças”. Esse é o título do concurso de redação que será promovido pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED). O concurso, que envolverá mais de 17 mil alunos do 6º ao 9º ano de 49 escolas municipais, será lançado no próximo dia 10, às 9h, no Centro Cultural da CMS. O resultado será divulgado no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho.

O lançamento reunirá diretores de escola, professores e coordenadores pedagógicos, que apresentarão o projeto nas unidades de ensino e estimularão a participação dos alunos. A programação inclui a palestra “Educação, Cidadania e Sustentabilidade: as perspectivas da ecologia profunda”, com o biólogo e mestre em Educação, Comunicação e Tecnologias Paulo Cezar Oliveira. Haverá ainda performances artísticas com o turismólogo e especialista em Gestão de Pessoas, ator e educador Cláudio Mendes.

Como base para a produção dissertativa dos alunos sobre sustentabilidade, serão distribuídos nas escolas exemplares da cartilha “Meio Ambiente e Cidadania”, da Turma do Xaxado, com autoria de Antonio Luiz Cedraz. O material norteará as discussões em sala de aula gerando, entre os jovens, reflexões sobre uma realidade da sua rua, bairro ou da própria cidade. “O objetivo da Câmara é contribuir para a formação educacional dos jovens de Salvador, oferecendo elementos para fortalecer a consciência crítica em relação ao meio ambiente e à necessidade de entender a sustentabilidade no sentido mais amplo”, declarou o presidente da Casa, vereador Paulo Câmara.

Seleção e premiação – As redações elaboradas pelos alunos serão selecionadas na própria escola que, através de uma comissão interna, elegerá apenas uma. As 49 redações selecionadas serão publicadas em um livreto e submetidas a uma comissão julgadora formada por um representante da Câmara, SMED e Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), que vai escolher três textos.

Os alunos autores das três melhores redações serão premiados e os professores orientadores serão homenageados com certificados. As escolas representantes também receberão para o seu acervo um exemplar do livro de Affonso Ruy “História da Câmara Municipal da Cidade do Salvador”.