Conferência ambiental é encerrada com entrega de Carta ao governador

20 de nov de 2008 - dev

Jovens de 79 municípios do estado da Bahia se reuniram na I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio ambiente, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), Itapuã. O encontro é uma iniciativa da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

Cerca de 136 alunos e 66 professores participaram do encontro, que tem como objetivo fortalecer, entre os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a importância de atitudes responsáveis e comprometidas com as questões sócio-ambientais locais e globais.

Na abertura oficial da conferência, terça-feira (18), foram apresentados os delegados (alunos) e professores de todas as cidades presentes. No segundo dia (19), os alunos participaram das oficinas de foto na lata, fanzine, dança de rua, grafite, fotoclip, radio e rap, além da produção da Carta das Responsabilidades. O encerramento, no dia 20 (quinta-feira), acontece no Parque da cidade, com a entrega da Carta ao governador da Bahia, Jacques Wagner, a fim de sugerir ações para promoção de melhorias ambientais.

De acordo com a representante da SMEC, Larissa Silveira, “a participação de jovens de diversas cidades da Bahia possibilita a união em torno de um mesmo objetivo, favorecendo ainda reflexões mais aprofundadas sobre o assunto, através de experiências vivenciadas também em pequenos municípios e vilarejos”. A coordenadora de Educação Ambiental da SEC, Solange Alcântara, concorda: “A partir do momento em que abre a discussão sobre o tema o interesse flui de forma mais natural”.