Conferência Municipal de Educação de Salvador começa nesta quinta (26)

26 de abr de 2018 - Jornalismo

Com o tema “A consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade, social, pública, gratuita e laica”, inicia-se nesta quinta-feira (26) a Conferência Municipal de Educação do Município do Salvador 2018. A abertura do evento será às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Municipal, no subsolo lateral do Palácio Thomé de Souza, e terá a participação do secretário Municipal da Educação, Bruno Barral, e de representantes do Ministério Público do Estado da Bahia, da Câmara Municipal, do Fórum Estadual de Educação, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum de Gestores da Rede Municipal e da Academia Baiana de Educação.

Na sexta-feira (27), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta (Av. Antônio Carlos Magalhães, 771, Itaigara), a partir das 8h às 18h, serão realizadas as discussões acerca dos oito eixos temáticos que norteiam o Plano Nacional de Educação (PNE), a apresentação e votação das propostas e a plenária final com eleição dos delegados para Conferência Estadual. O evento vai reunir 400 participantes, que representam os mais diversos setores ligados à Educação, os movimentos sociais organizados e a sociedade em geral.

O resultado dessas discussões é a construção de propostas e contribuições para os programas e políticas educacionais nacionais, que vão compor o Documento Referência – colaboração de Salvador para a Conferência Nacional de Educação (Conae).

SOBRE _ A Conferência Municipal de Educação têm por objetivo ser um espaço democrático onde a sociedade civil pode falar e ser ouvida sobre como a Educação brasileira pode melhorar, de forma a avaliar a execução e acompanhar o monitoramento do PNE. Além disso, as conferências subsidiam a elaboração do Plano Nacional para o decênio subsequente.