Confira a premiação do Concurso: O Futuro da Água.

18 de out de 2006 - dev

Concorrendo com alunos da rede estadual e de escolas particulares, diversos estudantes da rede municipal de ensino foram premiados, no dia 18 de outubro, nos concursos de desenho e redação que integram o Projeto “O Futuro da Água”, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), Grupo A Tarde e Embasa. O evento de entrega dos prêmios foi realizado no Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade. Os vencedores foram premiados com computadores e aparelhos MP3.

O objetivo do projeto é incentivar a criatividade e refletir sobre o futuro da água e do meio ambiente. As três melhores redações de cada categoria e desenhos serão publicadas no jornal A Tarde. Para a escolha dos ganhadores, foi formada uma comissão de professores, pedagogos, psicólogos e jornalistas, que avaliaram as redações e os desenhos. A comissão se baseou nos critérios de ineditismo, criatividade, poder de síntese e correção lingüística.

Para conscientizar os estudantes sobre a importância dos recursos hídricos, foram realizadas palestras em 11 escolas da rede pública municipal. A palestrante Suely Pereira, assistente social da Embasa, explicou aos alunos como preservar e conservar a água e como este elemento está distribuído no Brasil e no mundo. Para as estudantes Mayane Souza Silva e Rute Soledade, respectivamente 13 e 14 anos, cursando a 7ª série do Ensino Fundamental, sem água o ser humano não existiria, porque até as suas células precisam deste bem precioso. “Devemos cuidar da água hoje para preservarmos o futuro”, ensina Rute.

As duas garotas moram próximo à Barragem do Cobre, assim como a maior parte dos seus colegas. A barragem já foi responsável pelo abastecimento de água de Salvador, mas devido a poluição e a ações do homem, encontra-se desativada.

Segundo o secretário municipal da educação e cultura, Ney Campello, o projeto “Futuro da Água” tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente de maneira geral. “Explicar aos estudantes de maneira didática sobre a importância da preservação ambiental enriquece a todos, pois os alunos passam a sentir inseridos no processo de conservação”.

Representando o prefeito e o secretário na solenidade de premiação, o subsecretário Weslen Moreira ressaltou que “este é o papel da escolas, de conscientização, de suprir uma educação ambiental que algumas vezes não é praticada pelos pais dos alunos”.

Representando o Grupo A Tarde, marcaram presença o Assessor de Projetos Especiais, Walten Garrido, a Diretora de Marketing, Hélide Borges e o Gerente Comercial, Edmilson Vaz

Confira o nome dos ganhadores

Desenho

Categoria 1

João Vitor do Carmo Santana – Fundação Bradesco
Gabriel Melo Sousa – Escola Suzano Wesley
João Soares Cavalcante – Espaço Criativo
Hanna Moreira Carvalho – Fundação Bradesco
Camila Silva de Oliveira – Escola Municipal Alan Kardeck

Categoria 2

Kevin Willian Braga Assunção Silva – Fundação Bradesco
Angélica Lima da Silva – Escola Maria Helena
Deborah Santos – Fundação Bradesco
Stephanie Oliveira Leovigildo – Fundação Bradesco
Juliana Costa da Silva – Escola Municipal 6 de Janeiro

Categoria 3

Tarcisio Vieira Santana – Casa da Providência
Igor de Araújo Lima – Colégio Edvaldo Boaventura
Emily Alves Souza – Fundação Bradesco
Rafaela Oliveira – Nossa Senhora da Conceição
Vinicius Henrique – Escola Municipal Cônsul Schindler

Redação

Categoria 1

Márcia de Jesus Santos – Escola Municipal da Palestina
Fabiana Gonçalves – Escola Estadual Manuel Viturino
Bruna Oliveira – Instituto Nossa Senhora da Salete
Maciella Andrade – Escola Alzemira Borges
Maiara Sousa – Escola Estadual Manuel Viturino

Categoria 2

Shirlei Oliveira Gonzaga – Escola Estadual Praia Grande
Jamili Vitor da Silva – Visconde de Cairu
Deborah Murielle – Colégio Maria Amaral Guimarães Godin (Riacho Santana)
Deniere Rocha Silva – Colégio Estadual Álvaro Silva
Amanda Sousa Pinho – FBE

Categoria 3

João Machado de Assis Filho – Serravalle
Raiana Silveira Gomes – Nossa Senhora do Resgate
Izângela – Versailles
Danilo Pereira – Nossa Senhora da Soledade
Melquisedeck´son – Colégio Estadual João das Botas