Confira o andamento da I Mostra de Tecnologias Educacionais para a Rede Municipal de Ensino

31 de maio de 2005 - dev

Através da I Mostra de Tecnologias Educacionais para a Rede Municipal de Ensino de Salvador, diretores, vice-diretores, coordenadores regionais, professores e alunos das 363 escolas municipais da cidade estão tendo acesso a experiências de organizações especializadas na demonstração de softwares e hardwares voltados para o ensino. As empresas de tecnologia voltadas para a educação estão apresentando as suas novidades através de 11 stands, palestras, oficinas e workshops. A abertura oficial do evento ocorreu no dia 30 de maio, no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB (Avenida Jorge Amado- Boca do Rio), às 9 horas, e contou com a presença do prefeito João Henrique e da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana. A mostra ocorre no mesmo local até o dia 1º de junho.

O estreitamento das relações entre provedores de tecnologias educacionais e o corpo de diretores e docentes das escolas da rede municipal possibilitará o exercício da democratização do conhecimento através do acesso às novas tecnologias. “É fundamental que as novas tecnologias sejam acolhidas no processo educacional. E, para o êxito, é imprescindível que os gestores das escolas e o corpo docente tenham interesse e compromisso com o novo”; afirmou a secretária Maria Olívia Santana.

Das 363 escolas da rede municipal de ensino, 56 possuem laboratórios de informática. A meta da atual administração é dotar pelo menos 100 unidades de ensino de laboratórios de informática até o final deste ano. “Estamos num processo de construção da nova escola, que se abre para as novas tecnologias”, frisou a secretária.

No seu pronunciamento no auditório do Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB, o prefeito João Henrique ressaltou que iniciativas como a implantação da Lei 10.639/03 (que versa sobre o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira) e o processo de inclusão digital dos alunos têm como objetivo único oferecer uma educação de qualidade para os alunos da rede pública municipal.

Programação

Após os discursos das autoridades, Nélson Preto, mestre em Educação da Ufba, realizou uma palestra cujo tema foi “Tecnologias de Informação; modificando radicalmente a escola”. Ele acentuou que não há possibilidade de acesso às novas tecnologias se as pessoas não tiveram qualificação”. Nelson Preto defendeu a utilização plena dos equipamentos tecnológicos dos colégios pela comunidade colar. “ A inclusão digital deve estar integrada à inclusão social”, frisou.

Ainda no dia 30, os diretores, professores e alunos participarão de uma oficina ministrada pela ONG Cipó onde conhecerão a rotina de produção dos veículos de comunicação impressa, passando pelo processo de elaboração de pauta, reportagem, redação, ilustração e diagramação.

No segundo dia da mostra (31 de maio), consta da vasta programação uma palestra do professor Marcelo Adler, mestre em Estratégia pela Ufba, intitulada “O Empreendedorismo como Tecnologia Social”. Ainda no dia 31 de maio, dentre as diversas atividades ocorrerão as oficinas “Jogos Educativos” e Uso Pedagógico do Vídeo”. No dia 1º de junho, ocorrerá o Seminário de Planejamento Tecnológico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e oficinas como “Avanços Tecnológicos X Qualidade de Vida”.

Confira toda a programação da I Mostra de Tecnologias da Rede Municipal de Ensino no site www.smec.salvador.ba.gov.br.