Confira o Projeto de Organização e Informatização das Bibliotecas Escolares

03 de ago de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

Atualmente existem 51 bibliotecas na rede municipal de ensino. Até o final de outubro, serão inauguradas mais 12 bibliotecas nas escolas do município. Deste total, 44 serão contempladas com mais 11.982 livros. Oito bibliotecas situadas na rede municipal de ensino são informatizadas. E encontram-se em processo de informatização as bibliotecas da Escola Municipal Arlete Magalhães, em Castelo Branco; a Escola Municipal Padre Norberto, em São Caetano; a Escola Municipal Casa da Providência, na Saúde; e a Escola Municipal São Roque do Lobato, no Lobato. Já as salas de leitura (com menos de mil volumes) existem em 70 escolas.

Estas ações integram o Projeto de Organização e Informatização das Bibliotecas Escolares, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Com seu acervo informatizado, a comunidade escolar tem à sua disposição uma gama de serviços organizados e adequados ao seu cotidiano escolar.

“Nosso programa de expansão das bibliotecas tem como diretriz contemplar as diversas CREs (Coordenações Regionais de Educação). Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Biblioteca Central mantêm o Projeto Biblioteca de Extensão (Bibex), através do qual os livros são levados para dentro da sala de aula”, informa a secretária Olívia Santana. Tratam-se de armários móveis com cerca de 1.000 publicações. A iniciativa contempla as seguintes unidades de ensino: Eugênia Ana, em São Gonçalo do Retiro; Fonte do Capim, em San Martim; Artur de Salles, no Nordeste de Amaralina; Gisélia Palma, na Liberdade; Allan Kardec, em Patamares; Helena Magalhães, em São Caetano, e São Roque do Lobato, no Lobato.

A parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a Biblioteca Central incluirá a doação de livros para compor o acervo de trinta e quatro bibliotecas comunitárias. Os títulos serão adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação e distribuídos pela Biblioteca Central.

A biblioteca escolar é instrumento indispensável como apoio didático pedagógico e cultural, e também elemento de ligação entre o professor e o aluno na elaboração das leituras e pesquisas.