Conheça o Escolativa, projeto da Smed focado em gestão para resultados nas escolas de Salvador

01 de out de 2018 - Jornalismo

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) retomou nesta sexta-feira (28) o projeto Escolativa, focado em Gestão para Resultados com o objetivo de reduzir as despesas correntes e melhorar os resultados educacionais do Ensino Fundamental nas escolas de Salvador. Realizado em parceria com a Falconi Educação, frente de atuação que visa aprimorar a gestão de instituições públicas e privadas, da educação básica ao ensino superior no Brasil.

O projeto Escolativa foi concebido nos moldes do “Gestão em Foco” – trabalho similar que já está mostrando resultados positivos nas escolas do Estado de São Paulo. Técnicas e instrumentos gerenciais levam toda a comunidade escolar a olhar mais criteriosamente para a escola e a pensar juntos soluções para o aprimoramento do aprendizado. O resultado dessa análise é um plano personalizado de acordo com o perfil de cada unidade escolar, com o estabelecimento de metas, definição de prazos e responsáveis.

Na reabertura dos trabalhos, o Secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, falou sobre a importância de se retomar a iniciativa. “Voltamos com esse projeto extremamente exitoso, que foi trabalhado de junho a dezembro de 2017 e que agora já vamos começar a trabalhar com foco na Prova Brasil 2019. Estamos nos esforçando internamente para garantir toda estrutura de material junto com a equipe pedagógica para que possamos trabalhar com união, afinco e senso de responsabilidade focados em números”, destaca.

Nesta segunda edição, o Escolativa será realizado em dez unidades de ensino da rede municipal, que terão dezesseis meses para conhecer e aplicar o PDCA, (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) método interativo de gestão focado no estudo, analise e adequação do mesmo para atingir a melhoria contínua. A diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga, ressalta que a experiência do ano passado dá ainda mais embasamento para as escolas participantes deste ano. “Falar de Escolativa é falar de responsabilidade, compromisso, planejamento e gestão para resultados. Com a experiência do ano passado, nos sentimos muito fortalecidos, já que os colegas que estão no projeto este ano contam com o apoio dos que participaram no ano passado, o que também deixa as equipes da Falconi e da Smed muito mais tranquilas”.

Uma das etapas de implantação do projeto é a reunião com representantes da comunidade escolar. Pais, alunos, funcionários, agentes da educação, professores e gestores são chamados a pensar e discutir a escola. Auxiliados por consultores externos, eles estudam os índices de avaliação da unidade escolar, falam das vivências e problemas, identificam as causas e elegem metas que podem resultar na melhoria desses indicadores – ligados diretamente à qualidade do ensino. Entre os elementos de análise, estão os mapas de desempenho no Programa Salvador Avalia (Prosa), sistema de avaliação criado em 2013 pela Smed que visa aferir o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino.

A consultora da Falconi, Ana Beatriz Felix, aponta que o Escolativa deste ano terá duas frentes de atuação. “Trabalharemos com a Frente de Gestão para Resultados, que já esteve no modelo adotado no ano passado, e visa trazer um modelo de gestão para as escolas da rede, focada nos indicadores educacionais (alfabetização e IDEB – anos iniciais e finais) e a novidade é a frente de despesas que visa qualificar os gastos a secretaria para otimizá-los”, explica a representante da Falconi Educação, que acumula experiência em mais de 30 projetos no setor público, privado e terceiro setor pelo país.

Nesta etapa do projeto, participam dez gerências regionais, cada uma com uma unidade de ensino. As escolas participantes são: Escola Regional da Palestina (GRE Cajazeiras), Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana (GRE Itapuã), Escola Municipal de Novo Horizonte (GRE Cabula), Escola Municipal Hildete Lomanto (GRE Centro), Escola Municipal Julieta Viana (GRE Liberdade/Cidade Baixa), Escola Municipal Zulmira Torres (GRE Orla), Escola Municipal de Castelo Branco (GRE Pirajá), Escola Municipal Helena Magalhães (GRE São Caetano), Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda (GRE Suburbio I) e Escola Municipal de Periperi (GRE Subúrbio II).

A Gerente Regional de educação de Cajazeiras, Adenildes Teles, por exemplo, já sentiu os resultados da edição 2017 do projeto Escolativa. “Esse é um projeto que oportuniza as escolas a repensarem o seu fazer, criando estratégias de resolução de problemas, tendo em vista a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos. No ano passado, sentimos uma melhoria significativa destes resultados, vide o Ideb da rede municipal e, particularmente, o da região de cajazeiras, que subiu uma média de 7 pontos, através do resgate dos estudantes que estavam fora da sala de aula e melhor desempenho daqueles que estavam devidamente matriculados. Agora, vamos dar continuidade aos trabalhos, para que possamos crescer ainda mais”, finaliza.