Consciência Negra mobiliza Municipal Deputado Gersino Coelho

18 de nov de 2009 - dev

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20, sexta-feira, a Escola Municipal Deputado Gersino Coelho realizou hoje (18) o I Seminário Infanto – Juvenil Diálogos sobre a Consciência Negra. As escolas municipais Cabula I e Professor Carlos Formigli também prestigiaram e participaram do seminário.

De acordo com a diretora, Julieta das Dores, o objetivo da ação foi de propiciar a cerca de 1.200 estudantes o contato com a cultura e temas relacionados aos desafios vivenciados pelas crianças e jovens afro-brasileiros no cotidiano.

“Este evento está dando voz aos alunos para que eles expressem o aprendizado adquirido referente à formação do Brasil. Queremos que eles criem nova consciência do ser negro. Estou radiante! O trabalho está excelente”, explicou Julieta.

A assessora da Secretaria de Reparação, Iraildes Andrade, parabenizou a unidade escolar e afirmou que a ação realizada é de extrema importância, pois trabalha a lei 10639, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e história da África e afrobrasileira nas escolas.

“Esses alunos estão sendo ensinados a se reconhecer e se aceitar como negros. Realmente é desaprender para poder aprender a história do negro de forma correta”, parabenizou.

O estudante Guilherme Silva, 8 anos, não escondia o encantamento com as apresentações teatro, poesias e músicas realizada na escola. Para ele, o seminário proporcionou trocas de experiências e maiores conhecimentos sobre a temática. “Estou achando este encontro muito lindo e importante e isso só faz aumentar o orgulho que tenho da minha cor”, finalizou Guilheme.