Consciência Negra na Feira de São Joaquim

10 de nov de 2010 - dev

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), através do Fundo para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional para Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), promove ação comemorativa do Dia Nacional da Consciência Negra, na Feira de São Joaquim.

A programação, que no ano passado foi de apenas um dia, em 2010 será ampliada e terá em quatro dias. Entre os dias 16 e 19 de novembro, serão realizadas oficinas, palestras e shows, no Barracão de Quiabos da Feira de São Joaquim. “A programação de 2010 atende a um compromisso selado em 2009”, frisou a coordenadora geral do Fiema, Adriana Nascimento.

No dia 16, primeiro dia da programação, a Secult vai inaugurar uma sala de aula no local, para a implementação de uma turma de alfabetização, oportunizando assim, aos feirantes da Feira de São Joaquim, o acesso à escolarização.

“O Fiema trabalha com a perspectiva de escolarização das mulheres afro descendentes de Salvador, além da preservação da cultura e memória”, explicou Adriana. “O Dia Nacional da Consciência Negra é um marco comemorativo que nos dá oportunidade de incentivar uma reflexão à respeito desta data, dentro da Feira de São Joaquim, onde encontra-se mulheres negras lutando por uma vida mais digna”.