Conselheiros iniciam atividades de 2009

04 de mar de 2009 - dev

Na manhã desta quarta-feira (dia 4), conselheiros municipais de educação de Salvador participaram da 157º Sessão Plenária com a abertura dos trabalhos do ano. O encontro, no Anexo II da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), marcou o início das atividades de 2009.

Na ocasião, professores, coordenadores pedagógicos, representantes do poder executivo, da Fundação Gregório de Matos e da SMEC assistiram à palestra sobre “A questão da diversidade, como princípio norteador das ações pedagógicas e administrativas no processo educacional”, ministrada pelo vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito.

Durante a palestra, Brito, frisou que “a educação não se faz com vaidade e sim com verdade”, alertando que a escola é o local apropriado onde deve existir o respeito à diversidade. De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, o encontro fortalece a idéia de que a educação promove a inclusão social.

“Todos nós fomos convocados a viver neste planeta terra. Portanto, é inaceitável que ainda hoje muitos sejam tratados como intrusos”, declarou o presidente do Conselho, professor Willian Góes, justificando a escolha do tema.

A professora Maria Anália Costa Moura recebeu homenagem pela sua dedicação e exemplo durante oito anos de atuação no conselho. “A educação nutre, se expande e se eleva à altura das estrelas, que é a esperança”, declarou.

Após o pronunciamento dos integrantes da mesa, ocorreu a eleição do conselheiro destaque 2008. Quem ganhou o troféu de primeiro lugar foi a conselheira Joelice Braga. O segundo prêmio ficou para o representante dos estudantes no conselho, Valmir Santos, e o terceiro para a conselheira Cristina Ribeiro Santana.