Contratos de manutenção vão acelerar reparos nas escolas municipais

08 de ago de 2013 - dev

Problemas no telhado, nas redes elétrica e hidráulica, dentre outros, que são os maiores causadores da interrupção de aulas na rede municipal de ensino, passarão a ser rapidamente resolvidos. A partir da segunda quinzena de agosto, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) irá realizar os reparos por meio dos contratos de serviços de engenharia para manutenção predial nas escolas. A homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (07).

Os contratos incluem o fornecimento de material, mão de obra especializada, equipamentos, ferramentas e utensílios adequados à execução dos serviços. Do processo licitatório – que foi dividido em 11 lotes, um por Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – seis lotes foram liberados para assinatura do contrato e já passam a valer nos próximos dias, beneficiando 193 escolas das CREs Centro; Cidade Baixa; São Caetano; Liberdade; Cabula e Cajazeiras.

Os outros cinco lotes cumprem prazos recursais e devem ser liberados no máximo até o final deste mês. O valor total da licitação foi de R$ 35.615.319,15. “Esta licitação é de extrema importância para a rede municipal, já que, com contratos de manutenção, a solução de problemas corriqueiros será rápida e eficaz, evitando que nesta ou naquela escola a aula seja interrompida e os alunos prejudicados”, comemorou o secretário municipal da Educação, Jorge Khoury.

INFRAESTRUTURA – Além dos contratos de manutenção, a SMED está intensificando o Plano de Recuperação da Rede Física Escolar. No final de julho a SMED anunciou a construção de três Centros Municipais de Educação Infantil (Cia, Jaguaribe e Stella Maris) e uma escola (Nova Esperança), além da reconstrução de outras três unidades (Alto do Cabrito, Itacaranha e Lobato).

Atualmente, 55 unidades estão em reforma e a previsão é de demolição e reconstrução de outras 80 e construção de 15 novas. Ainda neste mês de agosto, a SMED inaugura a Escola Municipal Antônio Euzébio (Cabula) que foi completamente reconstruída.