Convênio com a Ufba promoverá reformas de escolas e inserção social de jovens

02 de mar de 2005 - dev

Maíra Azevedo
Ainda este ano estará em vigor um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Faculdade de Arquitetura da Ufba, através do projeto Escola Oficina Salvador, para reformas das unidades escolares da rede municipal de ensino. Ao mesmo tempo, esta parceria promove a inserção social de jovens em situação de risco. Esta foi a pauta de uma reunião realizada no dia 1º de março no gabinete da secretária municipal de Educação. Estiveram presentes a secretária Maria Olívia Santana, o sub-secretário, Ney Campello, o diretor da Escola Politécnica da UFBA, Caiuby Alves da Costa e o coordenador geral da EOS, Luiz Dourado.
A parceria com a Ufba será realizada através de um projeto da Faculdade de Arquitetura da universidade com apoio da FAPEX: a Escola de Oficina de Salvador. Atualmente a instituição trabalha com 100 jovens em situação de risco, com idade entre 18 e 22 anos, que colaboram para a construção e reforma de prédios. A duração das oficinas são de 2 anos(3.800horas), quando os jovens recebem uma formação profissional trabalhando em um canteiro de obras real, tornado-se assim aptos para o mercado de trabalho. Através da parceria entre a SMEC e a Ufba, estes jovens estarão inseridos no processo de reforma das escolas das unidades escolares da rede pública.

Durante a reunião, a secretária Maria Olívia Santana anunciou que, além das reformas e inauguração de novas unidades escolares, a SMEC está elaborando uma campanha estimulando as comunidades a preservarem as escolas da rede municipal. “Devemos educar as crianças para além das salas de aula. Temos o dever de dar lições de cidadania. A escola é um bem de todos e deve ser tratada com carinho”,afirmou.