Convênio entre prefeitura e universidade forma pedagogas

26 de set de 2011 - dev

Fotos: Cleber Melo

A formatura da primeira turma de Licenciatura em Pedagogia do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Pólo Salvador, foi realizada nesta sexta-feira (23). São 13 pedagogas que estão capacitadas e prontas para atuar em sala de aula. A cerimônia de Colação de Grau aconteceu na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como paraninfo o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, que foi homenageado durante a cerimônia.

Essa turma inaugurou as ações do convênio UAB, uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Prefeitura Municipal do Salvador (PMS), por meio da Secult. O pólo de Salvador é coordenado por Ana Paula Teles, sub-coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult.

Em seu discurso, Bacelar falou da importância dessa formação para a rede municipal de ensino, já que várias formandas são professoras da rede, e ressaltou o apoio da secretaria ao pólo, garantindo a continuação com melhorias na estrutura para as próximas turmas.

Representando o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP, estiveram presentes na solenidade o pró-reitor adjunto de graduação, Adilson Pereira dos Santos, a vice-diretora do CEAD, Marger da Conceição Ventura Viana, a coordenadora pedagógica, Tânia Rossi Garbin e o coordenador do curso de pedagogia, Milton Rosa.

A universidade: A Universidade Aberta do Brasil, implantada em Salvador há quatro anos, é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária, visando ampliar o número de vagas da educação superior para a sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública, por meio do uso da metodologia da educação à distância.