Copa Dente de Leite começa neste sábado (04) no Estádio de Pituaçu

02 de out de 2014 - dev

Neste sábado (04) o Estádio Roberto Santos (Pituaçu) será o palco para o pontapé inicial da Copa Dente de Leite de Salvador 2014. A tradicional competição esportiva vai reunir 20 equipes de futebol da categoria Sub-14 e movimentará a cidade até dezembro com jogos em diversos bairros. A solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e esportistas, como o goleiro da Seleção Brasileira de Futsal Tiago Marinho, medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2007, Bicampeão mundial pela seleção, seis vezes vencedor do Grandprix de Futsal e atleta do Futsal Brasil Kirin.

Realizada pela Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação (SMED), a Copa contará com uma programação especial de abertura, a partir das 8h30, que inclui desfile olímpico das equipes participantes, juramento dos atletas, apresentação de fanfarras da rede municipal de ensino e de 130 alunos de escolas municipais que praticam de Karatê, Tênis, Ginástica Rítmica e Futebol por meio do Programa de Educação Esportiva. O hino nacional será executado pela Banda de Música da Guarda Municipal de Salvador.

Após a solenidade, serão realizados os dois primeiro jogos da competição. Às 10h a disputa será entre as equipes Escola de Futebol Bairiense (Engenho Velho de Brotas) e Arena Rubro Negra (Saboeiro), e às 11h entre Grima Cofa (Cosme de Farias) e Escola Futebol Amag Jr. (Fazenda Garcia). O grande campeão do torneio será conhecido no dia 13 de Dezembro, quando serão realizadas a partida final e a disputa pelo terceiro lugar.

Os jogos da competição serão realizados nos campos do Fazendão, Barradão, Boca do Rio, 19º BC, Teresinha, Lobato e Periperi, sempre aos sábados pela manhã. Serão dois jogos por campo, com partidas simultâneas em até seis campos.

Bom de Bola, bom na escola – Desde 2013 a Copa Dente de Leite traz como lema a frase “Bom de Bola, bom na escola”, visando estimular o bom comportamento e desempenho escolar dos competidores. Este ano os estudantes receberão prêmios por suas atuações fora de campo, de acordo com as notas escolares e convivência com os colegas.

A copa é um evento tradicional no cenário esportivo da cidade. A primeira edição aconteceu em 1970 e contou com equipes como o Flamengo e o Santos competindo junto com times baianos, como o Bahia e o Vitória. Durante 40 anos, o tradicional campeonato foi gradativamente se tornando regionalizado e ganhando características mais locais, admitindo a participação de equipes menores, que representavam seus bairros e comunidades.