Copa Dente de Leite vai movimentar calendário esportivo até dezembro

05 de out de 2013 - dev

A edição 2013 da tradicional competição Copa Dente de Leite de Futebol foi aberta na manhã deste sábado (05), no Estádio de Pituaçu, em clima de festa. Centenas de atletas, ex-atletas amadores e profissionais, além de torcedores das equipes, participaram da solenidade de abertura do campeonato que reúne 32 equipes de futebol da categoria Sub-14 e movimentará a cidade até o final mês de dezembro com jogos em diversos bairros.

Os participantes foram recepcionados pela fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, que também puxou o desfile das equipes participantes. A programação de abertura também contou com a apresentação da equipe de Ginástica Rítmica da rede municipal. Após o pontapé inicial, dado pelo secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, os times da Escolinha de Futebol do Bahia, que treina no Vale das Pedrinhas, e o Baririense, da Boca do Rio, entraram em campo para jogar a primeira partida da copa.

A Copa Dente de Leite é realizada pela Diretoria Geral de Esportes e Lazer, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação (SMED), em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Federação Bahiana de Futebol. Também estiveram presentes no evento ex-jogadores do Bahia e do Vitória, Susi Dócio, representado Bobô, presidente da Sudesb, além de representantes da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Sindicato dos Altletas Profissionais da Bahia (Sindap-Ba) e da Sudesb.

“O esporte é fundamental para as crianças e jovens e a copa é uma oportunidade de inclusão através do esporte. Com certeza muitos craques serão revelados durante a competição, mas o nosso objetivo é social e educacional, ocupando o tempo destes jovens de forma sadia e evitando que andem por caminhos que não sejam os melhores para o futuro deles”, destacou o secretário Jorge Khoury.

Para o diretor de esportes e Lazer da SMED, Téo Senna, a realização da copa é a realização de um sonho. “Como atleta participei da primeira edição da Copa, na década de 70, e poder realizar campeonato com tamanha organização, adesão e incentivo é de fato a realização de um sonho. Por meio desta copa estamos oportunizando o esporte, que é a função da diretoria. Além de tudo, apesar de não ser o principal objetivo, com certeza daqui também sairão grandes craques”, comemorou Téo Senna.

Escolinha do Bahia vence jogo estreia

O time da Escolinha de Futebol do Bahia, que treina no Vale das Pedrinhas, derrotou por 1 a 0 o Baririense, da Boca do Rio, na partida que marcou a estreia da Copa Dente de Leite de Salvador 2013, que começou neste sábado (5) no Estádio de Pituaçu. O jogo foi movimentado, com poucas faltas, e serviu para identificar alguns jovens talentos que prometem se destacar ao longo da competição.

Apesar da derrota, o Baririense conseguiu imprimir um ritmo mais forte, pressionando o adversário com boas jogadas pelo meio. Lucas e Jeferson comandaram o meio campo com toques de bola refinados e excelentes lançamentos, mas o time só pecou na finalização. Quase abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, mas o juiz invalidou o gol de Jeferson, que estava impedido. Fez jus ao principal ditado do futebol: “quem não faz, toma”.

Concentrado a partida inteira no campo de defesa e com muita dificuldade para sair jogando, a Escolinha do Bahia aproveitou a única oportunidade clara de gol que teve. O atacante Anderson Santana, apesar de baixinho, conseguiu subir mais que os zagueiros e marcou o gol que garantiu os três pontos para o tricolor dos Vale das Pedrinhas.

Presente na solenidade de abertura, o ex-atleta Iberê, que foi goleiro do E.C. Vitória na década de 70, disse que se surpreendeu com o comportamento dos jovens em campo. Mas Iberê disse estar impressionado com a habilidade técnica do pequeno Jeferson, camisa 10 do Baririense. Ele é um craque. E mais, é ambidestro, coisa rara no futebol. Para se ter uma ideia, o último ambidestro que me vem a memória é Afonsinho, que brilhou no Botafogo na minha época. Então é preciso olhar com bons olhos esse camisa 10. É bom”, disse empolgado.