Cordéis de concurso serão veiculados na rádio Amai Pro

15 de maio de 2009 - dev

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Amai Pro têm mais um incentivo para produzir cordéis. Além de estarem participando do I Concurso de Cordel Ambiental, que visa estimular a reflexão a respeito da preservação dos recursos naturais, os estudantes vão ter a oportunidade de veicular suas produções na rádio comunitária, distribuindo conhecimento para toda a comunidade escolar e externa.

O I Concurso de Cordel Ambiental é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Cada candidato só poderá concorrer com um cordel de acordo com a sua categoria e os 44 textos finais serão publicados na Coletânea Cordel Ambiental. Os autores serão premiados em solenidade prevista para o dia 8 de julho, no Teatro Diplomata.

“Os alunos já estão trabalhando na criação de textos para o concurso que depois serão veiculados na rádio de maneira voluntária. A iniciativa de divulgar em nossa comunidade é um modo de incentivar suas produções e consequentemente buscar reflexão crítica a respeito do meio ambiente”, afirma a diretora Edneuza Cardoso de Melo.

Segundo Melo, essa nova proposta da rádio, que já é conhecida pela sua programação educativa e diversificada, vai proporcionar aos alunos mais uma maneira de participar das intervenções diárias, além de permitir o casamento perfeito entre linguagem radiofônica e literatura oral.

A rádio foi inaugurada há cinco anos e oferece aos alunos o aprendizado sobre o trabalho dos profissionais do meio. São diversos assuntos abordados e incluem os temas das aulas e problemas do cotidiano da comunidade. As músicas e locuções chegam ao público através de 10 caixas de som instaladas no pátio da unidade e nas ruas do bairro.