Corporeidade negra será tema de encontro entre educadores

25 de jul de 2011 - dev

O Projeto Educação em Pauta do mês de julho será realizado em parceria com o Fundo de Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), em celebração ao dia 25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribe, e também em Salvador, Dia Municipal da Mulher Negra.

O evento vai acontecer na terça-feira (26), a partir das 14h30, no auditório da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O tema para este encontro será: “Corpo e Educação: representações e corporeidade negra”, já que se entende o corpo como um dos instrumentos de resistência à opressão social e responsável pelo desenvolvimento e formação de outros corpos.

O tema perpassa pela discussão das experiências e vivências corpóreas, tanto individuais quanto coletivas das educadoras negras e como isso se relaciona com as experiências e vivências corpóreas das crianças negras com as quais elas trabalham. Estas experiências são representadas em atitudes corporais compostas por um conjunto de gestos e movimentos.

A discussão sobre corpo e corporeidade negra, se constituiu como um dos temas indispensáveis na luta por uma educação antirracista e que por muitas vezes passa despercebido no cotidiano escolar. Os conteúdos formais e curriculares ganham um destaque maior.

No mesmo dia, no turno matutino, os educadores vão participar das oficinas de Prática Corporal para o Educador.