Corretores de imóveis ajudarão a ampliar a Educação Infantil

22 de dez de 2014 - dev

Mais de 150 corretores de imóveis participaram, nesta quinta-feira (11), da apresentação da parceria entre a Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA) para facilitar a implantação de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A iniciativa reforça as ações da Prefeitura para ampliação do número de vagas para educação infantil. A meta é construir cem novos centros e criar 30 mil novas vagas até 2016, e o Creci-BA vai auxiliar na busca e regularização de imóveis e terrenos que podem abrigar CMEIs.

A parceria conta ainda com o apoio das secretarias municipais da Gestão (Semge), da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), que serão responsáveis por dar mais celeridade à celebração dos contratos de aluguel de imóveis e aquisição de terrenos. O evento contou com a presença do secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, do presidente do Creci-BA, Samuel Prado, entre outras autoridades. Um site foi criado para cadastro dos imóveis pelos corretores credenciados (http://www.imoveis.educacao.salvador.ba.gov.br/).

“Estamos muito empenhados em fazer esta iniciativa dar certo. Parcerias são sempre bem-vindas e o nós estaremos sempre à disposição”, destacou Prado. “Essa parceria com o Creci vem reforçar o nosso planejamento estratégico voltado para a primeira infância. Não temos dúvidas que as ações implementadas pelo prefeito ACM Neto com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento às crianças de zero a cinco anos mudarão a realidade da nossa cidade”, reforçou Khoury.

As novas unidades serão implantadas prioritariamente nos bairros com baixo atendimento escolar às crianças. A comparação dos dados do Censo Escolar de 2012 com o Censo Demográfico de 2010 revelou que os bairros com maior demanda por vagas são Águas Claras, Beiru/Tancredo Neves, Boca do Rio, Brotas, Cajazeiras, Castelo Branco, Chapada do Rio Vermelho, Cosme de Farias, Coutos, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Itapuã, Lobato, Mata Escura, Mussurunga, Paripe, Periperi, Pernambués, Pirajá, Plataforma, Santa Cruz, São Caetano, São Cristóvão, São João do Cabrito, São Marcos, São Rafael, Sussuarana e Valéria.

Especificações – Os imóveis para aluguel precisam ter no mínimo seis cômodos com área mínima de 20 metros quadrados cada, possibilidade de ampliação dos ambientes para no mínimo 30 metros quadrados, possibilidade de ventilação cruzada, sanitários em todos os pavimentos, cozinha, área externa de no mínimo 80 metros quadrados, estrutura em boas condições de conservação, acesso pavimentado ao imóvel e documentação regularizada.

Já os terrenos precisam ser planos, com o mínimo de inclinação possível, ter área mínima de 1200 metros quadrados, medidas laterais superiores a 30 metros quadrados, distância de 30 metros de rios e córregos e 15 metros de linhas de alta tensão, rede de água, esgoto e elétrica próximas, área que não seja de coleta de águas (área de bacia) e documentação regularizada.

Proprietários de imóveis e terrenos também podem entrar em contato diretamente com a Smed de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones 2202-3071 e 9987-9830. Dúvidas e outras informações também podem ser adquiridas pelos mesmos números.