CRE Cidade Baixa realiza o 1º Encontro do SEJA na comunidade

27 de jul de 2012 - dev

A educação tem importante papel no processo de humanização do homem e sua transformação social. É com este ideal que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Cidade Baixa está realizando o 1º Encontro do Segmento Educação de Jovens e Adultos (SEJA) na Escola Municipal Tiradentes, com o intuito de desenvolver o conhecimento e a integração social.

A abertura do evento, que é uma parceria com as Escolas Municipais Santa Barbara, Tiradentes, 6 de Janeiro, Freire Filho, Melvin Jones e Simões Filho, aconteceu na noite desta quinta-feira (26), com a dinâmica: Aonde você quer chegar?, seguida por uma sessão de cinema e concluída com uma festa dançante.

As oficinas com a finalidade de atender as expectativas dos estudantes que frequentam o SEJA serão apresentadas a partir das 19h desta sexta-feira (27) com as temáticas: A Educação e o Mundo do Trabalho, ministrada pelo sociólogo Adilton Ferreira; e A Inclusão Social do Aluno Idoso, com a participação da assistente social, Maria José, a nutricionista Nelí Barbosa e a professora de artesanato, Gleide Araújo.

Para os jovens e adultos, a ideia é validar a importância da formação básica e disseminar a cultura do empreendedorismo, de forma que eles adquiram competências duráveis essenciais ao seu desenvolvimento profissional e pessoal, incentivando a inserção destes na sociedade produtiva através do trabalho.

Já para os estudantes de terceira idade o conceito é incentivar a participação social e cidadania, inserindo-os em atividades com temáticas informativas e formativas, uma vez que eles demonstram interesse em discutir questões de seu processo de maturidade, ao mesmo tempo que estão dispostos a conhecer seus direitos sociais e ter uma participação mais ativa na sua comunidade.