CRE Itapuã discute Plano de Gestão Pedagógica dos CMEIs

18 de mar de 2009 - dev

Gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) se reuniram na manhã desta quarta-feira (dia 18) para discutir o Plano de Gestão Pedagógica 2009. O encontro realizado no Espaço Castro Alves da Editora Saraiva, no Shopping Salvador, é uma iniciativa da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Itapuã.

A ação tem como objetivo criar um espaço para aprofundamento de questões voltadas para a educação de crianças de zero a cinco anos. Gestoras de cinco CMEIs apresentaram as atividades programadas para 2009, além de relatos sobre experiências realizadas no ano passado, para um público formado por diretores e coordenadores pedagógicos.

De acordo com a diretora do CMEI Almir Oliveira, Iracema Moura da Silva, este momento de socialização é muito importante porque o plano de gestão pedagógica norteia o trabalho que será desenvolvido ao longo de todo o ano. “Através das opiniões dos nossos colegas podemos avaliar as necessidades de adaptações e mudanças. A gestão escolar deve ser baseada numa abordagem participativa que envolve professores, funcionários, pais/responsáveis e comunidade em geral, com objetivo de garantir a melhoria das condições educacionais de nossas crianças”, explica.

Para a coordenadora regional, Enaide Tavares, uma das dificuldades do trabalho coletivo está no confronto de experiências e desejos dos sujeitos envolvidos. “É preciso compreensão de que uma visão comum sobre a escola só pode ser construída a partir das visões particulares e das expectativas de cada um sobre a escola”, afirma.

Também foram apresentados os planos dos CMEIs Raul de Queiroz, Geórgia Maria Barradas, União Boca do Rio e José Maria Magalhães Neto.