CRE Liberdade e instituições parceiras promovem ciclos de palestras

07 de abr de 2008 - dev

A abertura do projeto “Cuidando dos Educandos Dentro e Fora da Escola”, realizada no último dia 3 (quinta-feira), na Escola Municipal Vila Vicentina, foi um sucesso. De acordo com a coordenadora Jô Bahia, “o sentimento de satisfação entre professores, gestores, conselhos escolares e pais, além das instituições parceiras ficou bastante nítido”. Participaram das discussões, mais de 100 profissionais.

Com o objetivo de fortalecer a relação entre família, escola e instituições parceiras e, conseqüentemente, melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes, o projeto contará com ciclos de palestras, definidos durante esse primeiro encontro.

Confira abaixo temas de palestras sugeridos pelas instituições que devem acontecer entre os meses de abril a novembro de 2008:

– Coordenadoria de Apoio a Pessoa com Deficiência (COAP)
Ciclo de palestras “Educação é Inclusão”
(Temas: “Quem é o educando DM e como ele aprende?”, “Quem é o educando com Paralisia Cerebral e como ele aprende?”, “Quem é o educando com Síndrome de Dow e como ele aprende?”, “Quem é o educando com DA e como ele aprende?”, “Quem é o educando com DV e como ele aprende?” e “Deficiência Física – acessibilidade”).

– Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)
1º) Projeto Piloto: “CRAS vai à ESCOLA”, para atender a educandos, educadores, pais e funcionários. (A escola que participará será a Nossa Senhora da Boa Fé)
2º) Ciclo de Encontros com as Famílias dos educandos: “Relação entre pais e filhos x auto-estima” e “Violência intra-familiar contra a mulher”.
3º) Formação de um grupo vivencial terapêutico para funcionários de apoio escolar

– Conselho Tutelar IV
Ciclo de Encontros com pais e educadores dentro da Escola
Temática: Responsabilidade Legal entre Pais e Educadores (Abordagens: “Frequência do Educando”, “Entrada e Saída do Educando da Unidade Escolar”, “O Acompanhamento do Pai e ou Responsável do Educando na Escola” e “Estatuto da Criança e do Adolescente”)

– Centro de Atenção Psico Social para a Infância e Adolescência (CAPSIA)
1º) Ciclo de Encontros entre Profissionais em Educação
(Temas: “O Que é Mesmo Normalidade e Anormalidade?”, “Agressividade na Infância e na Adolescência e “Transtornos Mentais”)
2º) Um formulário oficial para encaminhamentos entre Escola e CAPSIA
3º) “Cuidando de quem cuida do outro: grupo vivencial / terapêutico para educadores.