CRE Liberdade incentiva leitura

30 de jun de 2009 - dev

Pelo terceiro ano consecutivo a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Liberdade realiza ações do Projeto CRE Lê… Liberdade – Contadores de Histórias, voltadas ao entretenimento e incentivo ao hábito da leitura.

Para a coordenadora regional, Joselani Bahia, esta iniciativa proporciona, além do intercâmbio cultural dentro e fora da escola, discussões e debates que consolidam estratégias pedagógicas para intensificar o trabalho com a leitura nas salas de aula. “Documentar estas práticas relacionadas ao processo de contação de histórias e alfabetização, tendo como eixo o processo de ação e reflexão faz parte do nosso propósito”, explica.

Entre as diversas atividades que serão aplicadas pelos educadores, a partir do segundo semestre, haverá o momento de leitura (contação de histórias) entre todas as turmas da escola e desta CRE, visita dos alunos às bibliotecas de Salvador e disponibilidade da biblioteca itinerante IBEX em cada escola. Além disso, serão realizadas oficinas dirigidas pelos educadores, contadores de histórias e alfabetizadores.

Em 2007, ano em que foi criado o projeto, a coordenadoria contou com a colaboração de apenas 13 participantes. Hoje, são 71 professores e mais de 2 mil educandos envolvidos nestas ações. “A nossa intenção é contribuir ao máximo para ampliar o conhecimento dos alunos e o acesso deles aos centros culturais, além de incentivar a escrita”, diz Joselani.

Para promover as atividades os educadores escolheram bibliografias que abordam, principalmente, assuntos como linguística e contos africanos e indígenas para proporcionar aos alunos reflexões sobre a identidade sociocultural. No final da programação, a coordenadoria pretende ainda produzir o Jornal “De educando para educando” e montar uma exposição de fotografias “Educando e Educador: Contadores de Histórias!”.