CRE Liberdade lança a Sacola Literária

01 de set de 2011 - dev

Neste semestre a Coordenação Regional de Educação (CRE) Liberdade lançou a ação “A Sacola Literária”, cujo propósito é fortalecer mais uma vez o contato com os livros, leitura e literatura entre os nossos educandos. Para a realização deste trabalho, contou-se com ajuda das professoras Nívea Posener, da Municipal Professor Augusto Champloni, Alzira Ricarda, da Municipal Intendente Francisco de Souza, e de Marisa Santiago, bibliotecária do Centro de Arte Epifânia Silva.

O trabalho consiste em dois momentos. No primeiro encontro é apresentada a turma de educandos a sacola com dez livros e em seguida os alunos participam de dinâmicas e depois uma conversa sobre os autores, estilo literário, títulos. Já no segundo encontro é lida a história do livro escolhido e a sala de aula recebe a “Sacola Literária” que ficará exposta por alguns dias.

Foram contempladas com a ação as turmas da Educação Infantil e 1º 2º e 5º ano das Municipais Gisélia Palma e Manoel Florêncio, na Liberdade, Nossa Senhora da Boa Fé, no Pero Vaz.

O trabalho com a leitura e contação de histórias se faz presente em todas as unidades municipais da Regional Liberdade, promovido pelo projeto “Alfabetizando, Letrando e Contando Histórias”, desde 2007.

É uma ação que cresce a cada ano, sendo constatado, hoje, que muitas unidades desenvolvem atividades sistematizadas ligadas ao livro e literatura, como exemplo, as Municipais Cardeal da Silva, Manoel Florêncio, Cidade Nova, Nossa Senhora da Boa Fé, Pero Vaz Velho, Vila Vicentina, Major Eloy Magalhães.