CRE São Caetano abre inscrições para oficinas de cordel

10 de mar de 2009 - dev

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano abre inscrições para o projeto “Com a Corda Toda” no período de 16 a 20 de março, das 8h às 18h. Desenvolvido em 2008, o projeto oferece oficinas com o objetivo de incentivar a produção de textos no formato de cordel.

A professora e coordenadora pedagógica, Cíntia Argolo, explica que o projeto visa “proporcionar aos alunos o contato com essa modalidade de texto para que conheçam na prática como se faz e também estimular a criatividade e o interesse pela leitura”.

“Com Toda a Corda” é voltado para alunos do 5º ao 8º ano das escolas municipais Helena Magalhães, Padre Noberto e Antonio Carvalho Guedes. Cada escola inscreve até 20 alunos que são escolhidos internamente pelos próprios professores e coordenadores.

São três as oficinas oferecidas para os participantes: de Língua Portuguesa, com um professor indicado por cada escola; de sensibilização ; e, no final, de produção de cordel. Após a construção do cordel, um aluno de cada escola é premiado. “A comissão escolhe três cordéis junto com cordelistas profissionais e depois é escolhido o grande vencedor da unidade”, diz Argolo.

A premiação desse ano acontecerá no mês de junho, quando será realizada uma tarde de autógrafos com os cordelistas. Em agosto do ano passado mais de 50 alunos participaram das oficinas e a premiação ocorreu na livraria LDM. A coordenadora pedagógica, Rafaela Oliveira, informa que o interesse demonstrado pelos alunos foi o principal incentivo para a continuidade do projeto.