CRE São Caetano realiza ações pedagógicas para escolas da região

03 de set de 2009 - dev

Preocupada com a construção e socialização do conhecimento dos estudantes da Rede, a equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano promove diversos projetos nas unidades escolares da região. Durante o período de 8 (terça-feira) a 11 (sexta-feira) de setembro haverá inscrição para o Projeto Sarau de Poesias e para a 2ª edição do Arte Miúda.

O Arte Miúda é um concurso de artes plásticas no qual crianças da educação infantil produzem obras como desenho, pintura em tela e mosaico. Este ano, em sua segunda edição, o projeto de exposição dos trabalhos acontece nos dias 6 a 9 de outubro.

Segundo a coordenadora regional, Denise Souza, todas as crianças que participam serão premiadas, porém apenas a escola que se destaca será a grande vencedora. No ano passado, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Casa da Criança do Bom Juá foi premiado com uma pintura de grafite no muro da unidade.

O Projeto Sarau de Poesias é uma mostra artístico-cultural constituída de apresentações de textos poéticos, individuais e/ou em grupos, utilizando-se das diversas linguagens artísticas. É voltado aos alunos do 1º e 2º ano de escolarização e estágio I e II do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) I. As atividades acontecerão no dia 22 de outubro, no local ainda a definir. Serão três classificados e o 1º ganhará um prêmio.
Essas ações fazem parte da política de integração da Coordenadoria, que busca promover a socialização de alunos das diferentes escolas, além de estimular a interação dos educadores entre si. “É também uma forma que a CRE encontrou de estar mais próxima dos alunos”, acrescenta Denise.

Ações diversas

O Projeto Soletra aí, que realizou a sua segunda edição durante os dias 16 de julho a 03 de agosto, é uma competição de soletração para os estudantes do 3º e 4º ano. Foram quatro as escolas finalistas: Municipal Cônego Emílio Lobo, Municipal Antonio Carlos Magalhães, Municipal Bela Vista do Lobato e Municipal Fonte do Capim.

A etapa classificatória aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto e a premiação ocorrerá no dia 17 de setembro (quinta-feria), às 9h, na sala de reuniões na CRE, sendo premiados os alunos vencedores de cada ano de escolarização e certificados os demais participantes.

Este ano a CRE promoveu também, o Projeto Recriar, que é um concurso de redação voltado para alunos do 5º e 6º anos de escolarização, e o Projeto Com a Corda Toda, no qual alunos do 7º e 8º anos produzem cordéis. As premiações aconteceram no dia 20 e 25 de agosto, respectivamente.