Creche e pré-escola do Primeiro Passo é entregue na Mata Escura

07 de jun de 2016 - Jornalismo

A dona de casa Eunice Silva, de 45 anos e mãe de três filhos – de 24 e 14 e outro de apenas três meses – era só felicidade nesta terça-feira (7) ao conferir pessoalmente a estrutura da Creche e Pré-escola Primeiro Passo da Mata Escura que, após sete meses em obras, começará a funcionar na Rua Carlos Brandão da Silva. “O bairro estava mesmo precisando de uma creche. A iniciativa vai ajudar muito as pessoas e já estou na expectativa para colocar meu filho aqui e começar a trabalhar”, contou.
A unidade foi entregue pessoalmente pelo prefeito ACM Neto, acompanhado da secretária da Educação, Joelice Braga; da diretora da instituição, Lenialva Santos; demais autoridades e população. “A construção das creches visa atender não apenas às crianças, mas também à necessidade das mães, entendendo o drama social que a falta de vagas na Educação Infantil traz para a comunidade”, salientou o prefeito, ao afirmar que pais e mães têm agora onde deixar os filhos na escola para trabalhar. “Essas creches podem ser consideradas como modelo de solução rápida, barata e de qualidade. Estruturas essas que deveriam ter sido construídas com recursos federais, mas com a falta desses recursos acabamos assumindo esse compromisso”, completou.
07_06_16_Pref ACM Neto_CEMEI Mata Escura_foto Valter Pontes_AGECOM14
De acordo com a secretária Joelice Braga, este é um exemplo de que a atual gestão tem priorizado o trabalho de desenvolvimento da infância, ao entender que a Educação Infantil é o primeiro passo para uma trajetória escolar de sucesso das crianças. “É uma alegria muito grande  tanto para a Prefeitura quanto para os moradores da Mata Escura, que recebem uma creche e pré-escola com essa qualidade de acabamento e todas as instalações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho na Educação Infantil”, salientou.
Estrutura – As novas creches e pré-escolas terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 39 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por dez salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As obras de outras 13 unidades, além das cinco que serão inauguradas, já estão em andamento. Seis delas estão em fase de conclusão.
07_06_16_Pref ACM Neto_CEMEI Mata Escura_foto Valter Pontes_AGECOM4
As novas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integram o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com um total de 40.379 vagas, sendo 25% delas na região do Subúrbio Ferroviário. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana. Todas as unidades do Primeiro Passo são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana. Já foram entregues as estruturas localizadas no Parque São Cristóvão e em Tubarão.
07_06_16_Pref ACM Neto_CEMEI Mata Escura_foto Valter Pontes_AGECOM16